Saúde

Martagão Gesteira celebra 60 anos de dedicação à saúde infantil na Bahia

Martagão Gesteira celebra 60 anos de dedicação à saúde infantil na Bahia
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

13/03/2025 12:30pm

Foto: Divulgação

Em 2025, o Hospital Martagão Gesteira celebra seis décadas de história e serviços prestados à população baiana, tornando-se um ícone no atendimento pediátrico. Fundado com o propósito de cuidar da saúde de crianças e adolescentes, o hospital idealizado pelo pediatra Álvaro Bahia é uma referência em todo o estado e uma das maiores instituições exclusivamente pediátricas do Norte e Nordeste.

O legado do Martagão é refletido em histórias como a de Andreia, que há 26 anos viveu a angústia de ver seu filho passar por uma cirurgia delicada para a retirada de um cisto na cabeça. Com o apoio e a confiança no hospital, ela pôde ver seu filho se recuperar e crescer com saúde. Hoje, sua gratidão é renovada, pois seu outro filho, Emanuel, também precisa da assistência especializada do Martagão para tratar a síndrome nefrótica, uma doença que afeta os rins e provoca sérios inchaços. “Sou muito grata ao Martagão por cuidar tão bem dos meus filhos. Sei que aqui eles estão em boas mãos”, conta Andreia, com um sentimento compartilhado por milhares de famílias baianas.

Com 189 leitos, o Martagão é uma referência no atendimento a doenças de alta complexidade, como neurologia, cardiologia e oncologia. Em 2024, o hospital foi responsável por mais da metade das cirurgias oncológicas em crianças e adolescentes de 0 a 14 anos no estado, além de desempenhar papel crucial nas áreas de cardiologia e neurologia. O Martagão realiza, anualmente, mais de 500 mil atendimentos em 27 especialidades médicas, refletindo sua importância para a saúde pública da Bahia.

Em reconhecimento à sua excelência, o Martagão foi acreditado com o selo Nível 1 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), destacando-se pela qualidade assistencial e segurança do paciente.

Carlos Emanuel Melo, superintendente da Liga Álvaro Bahia, mantenedora do Martagão, ressalta que a história do hospital é marcada por dois pilares fundamentais: a adesão ao propósito filantrópico e a capacidade de superação. “O Martagão sempre se manteve fiel ao seu propósito de cuidar das crianças mais vulneráveis, oferecendo tratamentos de alta complexidade a quem mais precisa. Mesmo enfrentando dificuldades financeiras, o hospital nunca se afastou de sua missão social”, afirma Melo.