Saúde

Instituto Sabin oferece mamografias gratuitas para mulheres em situação de vulnerabilidade na Bahia

Instituto Sabin oferece mamografias gratuitas para mulheres em situação de vulnerabilidade na Bahia
Da Redação

Da Redação

15/10/2024 5:55pm

Durante o mês de outubro, o Instituto Sabin está promovendo uma ação de grande impacto social ao oferecer mamografias gratuitas para mulheres em situação de vulnerabilidade em Salvador e em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. A iniciativa, que faz parte da campanha Outubro Rosa, beneficia 50 mulheres atendidas pela Associação Educativa e Cultural Arte Ger'Ação, em Salvador, e pelo Grêmio Educacional Social e Cultural Águias de Santo Antônio de Jesus (Gesca). Para muitas dessas mulheres, essa será a primeira vez realizando o exame, que é fundamental na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Faine Queiroz, assistente social do Gesca, reforça a importância da ação: “Estaremos, por meio do Instituto Sabin, beneficiando 30 mulheres que, por dificuldades financeiras ou pela alta demanda do SUS, não conseguem realizar o exame de mamografia.” Já Silvia Bezerra Pereira, coordenadora de projeto da Arte Ger'Ação, destaca que muitas das mulheres atendidas pela associação não têm acesso a planos de saúde, tornando a iniciativa ainda mais relevante.

Ações em Salvador e no interior

Além da mamografia, que é essencial para o autocuidado e a prevenção do câncer de mama, o Instituto Sabin também estende suas ações para Barreiras, no oeste da Bahia, onde 20 mulheres atendidas pela Casa da Mulher Barreirense estão recebendo exames laboratoriais completos. Entre os exames oferecidos estão hemograma, glicose, creatinina, colesterol total e frações, TSH (hormônio da tireoide) e testes para avaliar a saúde do fígado. Os resultados serão analisados em consultas de retorno por meio da plataforma Rita Saúde, integradora de serviços do Grupo Sabin, garantindo acompanhamento médico.

Ampliação do acesso à saúde

A ação faz parte de um esforço maior do Instituto Sabin no Outubro Rosa, que promove a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além da Bahia, a campanha se estende a outros 11 estados, oferecendo mais de 1.000 exames laboratoriais e de imagem, como mamografias e ultrassonografias, para mulheres em situação de vulnerabilidade. Segundo o gerente-executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso, o objetivo é ampliar o acesso a exames preventivos para pessoas em vulnerabilidade e conscientizar a população sobre a importância do autocuidado.

As beneficiárias têm até dezembro para realizar o ciclo completo de exames nas unidades do Sabin Diagnóstico e Saúde. As mulheres que concluírem os exames até o final de outubro ainda receberão um incentivo adicional: vouchers da campanha Novembro Azul, voltada à saúde masculina, para presentear familiares e motivar a prevenção de doenças entre os homens.

Impacto social

Além de proporcionar exames essenciais, a ação do Instituto Sabin conscientiza mulheres sobre a importância da prevenção e do autocuidado, especialmente no combate ao câncer de mama, que, diagnosticado precocemente, tem grandes chances de cura. A campanha, que conta com mais de 500 voluntários, já beneficiou mais de 5.000 mulheres em várias regiões do Brasil. Iniciativas como essa contribuem diretamente para a promoção da saúde, alcançando grupos que, muitas vezes, não têm acesso regular a serviços médicos de qualidade.