Saúde

Início de período de chuva no nordeste acende alerta para casos de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti

Início de período de chuva no nordeste acende alerta para casos de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti
Da Redação

Da Redação

15/06/2021 10:15am

Com a proximidade do inverno, que se iniciará no próximo dia 21, estados do nordeste brasileiro estão em alerta para o período chuvoso na região. Junto com a chuva e mais áreas com água empossada, espera-se o aumento de casos de doenças causadas pelos mosquitos Aedes aegypti, vetor da Dengue, Zika e Chikungunya, entre outras arboviroses. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde da Bahia, até setembro de 2020, houve um aumento de 320,9% no número de casos prováveis de chikungunya em comparação com o mesmo período do ano anterior. O número de casos de zika aumentou 48% e não registrou mortes. Já a dengue registrou alta de 32,7% e cinco mortes. 

 O médico infectologista do serviço de imunização do Sabin em Salvador, Claudilson Bastos, aponta que outro aspecto de alerta são os sintomas semelhantes aos da Covid-19.  As doenças possuem alguns sintomas em comum: febre, dor ao redor dos olhos, dor muscular, articular e de cabeça, enjoo e vômito. Porém com cuidados e tratamentos diferentes “as enfermidades causadas pelo mosquito Aedes aegypti, não costumam causar sinais respiratórios como coriza, nariz entupido ou tosse. Além disso, também, podem gerar manchas vermelhas na pele e sangramentos de mucosas, especialmente nos casos mais graves”, explica. 

 O Sabin Medicina Diagnóstica, ainda em 2016, desenvolveu o primeiro teste no Brasil para identificar Dengue, Zika e Chikungunya em um único exame, PCR Combo. A pesquisa foi reconhecida no maior Congresso da área no mundo, promovido pela American Association for Clinical Chemistry (AACC), o teste foi desenvolvido para o mercado para apoiar o médico assistente em um diagnóstico mais preciso no momento em que os pacientes  mais necessitavam, em plena epidemia de Zika no Brasil.

Dicas para evitar o mosquito

O Ministério da saúde indica alguns cuidados que podem ser tomados dentro de casa para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

- Mantenha a caixa d'água fechada;

- Mantenha fechados tonéis e barris d'água;  

- Lave semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;

- Encha de areia até a borda os pratos de plantas;

- Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;

- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

- Mantenha as calhas limpas;

- Não deixe água acumulada sobre a laje.