Foto: Divulgação / HOEB
O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), unidade pública administrada pelo Einstein, implementou uma inovação tecnológica para proporcionar mais conforto e bem-estar às crianças internadas. A unidade passou a contar com robôs que projetam céus estrelados em diferentes áreas do hospital, criando um ambiente mais relaxante e acolhedor para os pequenos pacientes.
A médica pediatra Paula Azi explica que o ambiente hospitalar pode afetar negativamente o sono das crianças devido a fatores como dor, mudança de rotina e movimentação constante de profissionais. “O projeto 'Noite Estrelada no HOEB' busca minimizar esses impactos, reduzindo a ansiedade e favorecendo o descanso necessário para a recuperação”, destaca.
Além de promover um ambiente mais tranquilo, a iniciativa contribui para a higiene do sono, reduzindo o uso de telas e diminuindo estímulos visuais e sonoros que podem dificultar o adormecer. “As projeções não só ajudam a reduzir o estresse, como também impactam positivamente o humor, o sistema imunológico e a qualidade do sono dos pacientes”, acrescenta Paula.
Atualmente, sete robôs operam em diversas áreas do hospital, como Unidades de Terapia Intensiva (UTI), enfermarias, centro cirúrgico, Day Hospital e setor de Bio Imagem. Além da projeção do céu estrelado, a tecnologia monitora a qualidade do sono das crianças, analisando aspectos como tempo para adormecer, duração do sono profundo e frequência de despertares.
Desde a implantação do projeto, há cinco meses, os resultados têm sido positivos, com redução do tempo para dormir, maior duração do sono e menos interrupções durante a noite. “As crianças acordam mais revigoradas, aceitam melhor os tratamentos e têm mais disposição para enfrentar o dia”, relata a pediatra.
Desde sua inauguração, em março de 2024, o HOEB tem investido em soluções tecnológicas para aprimorar o atendimento aos pacientes. Em agosto, o hospital adotou uma ferramenta de realidade virtual para auxiliar na reabilitação de crianças submetidas a cirurgias e outros procedimentos ortopédicos.
O dispositivo, em formato de óculos, ajuda no equilíbrio, na função motora e na redução da dor, tornando o processo de recuperação mais eficiente. A tecnologia já beneficiou cerca de 100 crianças, reduzindo o tempo médio de internação e contribuindo para melhores desfechos clínicos.