Uma parceria entre a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e o Instituto Sabin, braço social do Grupo Sabin, dá início à campanha "Novembro Vermelho" nesta segunda-feira (18). A iniciativa visa mobilizar colaboradores do Sabin Diagnóstico e Saúde e a sociedade em geral para reforçar os estoques de sangue, promovendo solidariedade e conscientização. O dia D da campanha será realizado no próximo sábado (23).
De acordo com Agnaluce Silva, gestora do Sabin em Salvador, a campanha tem engajamento especial da equipe de Esportes do Sabin, que já começou a mobilização interna. "Sabemos da importância da doação de sangue, especialmente diante dos baixos estoques atuais. Por isso, nos unimos ao Hemoba para incentivar essa ação que salva vidas. Toda a população está convidada a participar", destacou.
Para ser um doador, é necessário:
- Idade: entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar acompanhados dos pais ou responsável, e maiores de 60 só podem doar se já tiverem doado antes).
- Peso mínimo: 50 kg.
- Saúde: estar em boas condições físicas.
- Pré-requisitos: estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, evitar alimentos gordurosos e não consumir álcool nas últimas 12 horas ou fumar duas horas antes da doação.
Locais de doação em Salvador
Os doadores devem apresentar um documento oficial com foto, como RG, CNH ou passaporte, em uma das unidades da Hemoba na capital:
- Sede da Hemoba (HGE): Segunda a sexta, das 7h30 às 18h30; sábado, das 7h30 às 16h30.
- Hospital do Subúrbio: Segunda a sexta, das 7h30 às 16h30.
- Hospital Ana Nery: Segunda a sexta, das 7h30 às 12h30.
- Hospital Roberto Santos: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
- Hospital Santo Antônio (OSID): Segunda a sexta, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
Unidades no interior
Para informações sobre os horários de atendimento nas 21 unidades de coleta espalhadas pelo interior da Bahia, acesse o site oficial da Hemoba: hemoba.ba.gov.br.
A campanha é um chamado à solidariedade em um momento crítico para os bancos de sangue, buscando aumentar as doações e salvar vidas.