Saúde

Governo amplia infraestrutura do SUS para enfrentar impactos do clima

Governo amplia infraestrutura do SUS para enfrentar impactos do clima
Da Redação

Da Redação

01/12/2025 5:12pm

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou neste domingo (30) um investimento de R$ 9,8 bilhões em ações de adaptação no Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a construção de novas unidades e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas.

Em nota, a pasta informou que as iniciativas fazem parte do plano AdaptaSUS, apresentado durante a COP30 — Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima — em Belém, com estratégias para preparar a rede pública de saúde aos impactos do clima. 

O anúncio foi feito durante o 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), quando o ministro Alexandre Padilha classificou a crise climática como uma questão de saúde pública, destacando que, globalmente, “um em cada 12 hospitais paralisa suas atividades por causa de eventos climáticos extremos”. 

Paralelamente, o ministério lançou o Guia Nacional de Unidades de Saúde Resilientes — que orienta a construção e adaptação de UBS, UPA e hospitais com base em critérios que garantem resistência estrutural, autonomia em energia e água, inteligência predial e padrões de segurança. O guia passará a integrar projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Saúde). 

Foi também instituído um grupo técnico formado por especialistas do Ministério da Saúde, da Fiocruz, da Anvisa, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e de conselhos de saúde — com a missão de detalhar as diretrizes de resiliência climática para a assistência pública. 

Além disso, foi anunciada a criação da Instância Nacional de Ética em Pesquisa (INAEP), com o objetivo de modernizar o sistema de avaliação ética de estudos com seres humanos, agilizar análises, reduzir duplicidades e alinhar o País a padrões internacionais de pesquisa clínica.