Saúde

Fundação Proar: projeto social contra a Asma

Fundação Proar: projeto social contra a Asma
Da Redação

Da Redação

12/03/2022 8:00am

Em continuidade ao trabalho contra a Asma que oferece tratamento gratuito via SUS, a Fundação Proar - Programa para o Controle da Asma na Bahia, especialista em doenças respiratórias desde a asma, DPOC, câncer de pulmão, fibrose cística até a tuberculose, busca expandir o acesso ao diagnóstico e tratamento por meio da pesquisa “Fatores de risco para recorrência de ataques de asma em uma população de baixa renda: um estudo de coorte”. No Brasil todos os anos cerca de 1,5 mil a 2 mil pessoas morrem por ataques agudos de asma, sendo por volta de cinco pessoas por dia. 

A asma, também conhecida como “bronquite asmática” ou como “bronquite alérgica”, é uma doença que acomete os pulmões e vias aéreas, causando uma inflamação crônica dos brônquios, tubos que levam o ar para dentro dos pulmões, além de produzirem muco extra, o que dificulta a respiração.

Sinais de alerta para uma crise grave: - Muita dificuldade para respirar - Falta de melhora com o seu broncodilatador - Piora da tosse e chiado no peito - Não conseguir falar frases completas - Lábios e pontas dos dedos arroxeadas - Sonolência. A asma é uma das condições pré-existentes que aumenta o risco de contágio da Covid-19, tendo ocorrido o agravamento dos sintomas e o aumento no uso de MDI - Inalador Pressurizado para adultos, mesmo aqueles que não tinham asma anteriormente. 

Por isso, a Proar alerta para a necessidade de tratamento, o uso de broncodilatadores como nebulizações ou “bombinhas” com frequência podem piorar o quadro, sendo um alívio a falta de ar, mas não um tratamento. Apesar do programa de capacitação das UPAs é necessário um atendimento especializado. 

Assim, a Proar está realizando um projeto de pesquisa para atender especialmente a população com asma, diminuindo a incidência de lotação nas UPAs para o encaminhamento direto à sede da Proar, a pesquisa avaliará pessoas com 12 anos ou mais, que foram atendidas em unidades de emergência ou SAMU devido a uma crise de asma. Endereço: Multicentro de Saúde Carlos Gomes – 7º andar.  

O projeto Proar é uma iniciativa do Professores Álvaro A. Cruz e Adelmir Souza Machado. O Professor Álvaro, especialista em pneumologia, e titular na Faculdade de Medicina da UFBA, já esteve presente no quadro da Let’s Go junto a rádio conectados, é possível encontrar a entrevista no perfil.