Saúde

Drogaria São Paulo inicia nesta semana a venda online de autotestes de Covid-19 na Bahia

Drogaria São Paulo inicia  nesta semana a venda online de autotestes de Covid-19 na Bahia
Da Redação

Da Redação

10/03/2022 6:00pm

Após a liberação pela Anvisa dos autotestes, a Drogaria São Paulo irá iniciar nesta semana a venda on-line do dispositivo, sendo possível também optar pela retirada disponível em todas as unidades do estado a partir da Segunda-feira (14).

Meio milhão de autotestes foram providenciados pelo Grupo DPSP, junto às empresas com produtos aprovados pela Anvisa (Autoridade Nacional de Vigilância Sanitária), como Eco Diagnóstica e Kovalent. “Esses dois laboratórios foram um dos primeiros a terem os autotestes aprovados e, por isso, foram escolhidos”, esclarece a coordenadora de Projetos e Serviços de Saúde da DPSP, Rafaela Machado.

Realizado em apenas 15 minutos os testes possuem quase 99% de assertividade, porém, não substituem o diagnóstico médico, sendo um auxílio na assistência, tanto pela sua praticidade de coleta como pela rapidez no resultado. Em caso de resultado positivo, o cliente deve procurar o serviço de saúde para avaliações e orientações. 

No uso do Kit deve-se atentar a sua integridade. 

“Ele deve verificar se o kit veio com a solução reagente, cotonete, dispositivo para fazer o teste e, normalmente, eles vêm com uma tampinha, que é um bico dosador. Antes de fazer, é importante sempre ler as instruções, porque algumas coisas variam de fabricante para fabricante”, orienta Rafaela.

Os testes custam em média R $69,90. Confira os detalhes de como usar:

No teste da Eco, por exemplo, é preciso abrir o cotonete e, antes de introduzir no nariz, assoá-lo, para evitar excesso de secreção. “É preciso introduzir o cotonete no começo do nariz, cerca de 1,5 cm, até a curva. Depois, é preciso esfregar 10 vezes em cada narina e, depois, introduzir dentro do tubo, fazendo uma mistura com o líquido que tem dentro, porque ele que vai ajudar a reagir com a solução do nosso nariz”, detalha.

Uma vez feita a mistura, deve-se esfregar o cotonete mais 10 vezes e apartar a parede do tubo, para extrair todo o material. Depois disso, o cotonete pode ser descartado. Em seguida, com a ajuda do dosador, em torno de quatro gotas (varia a depender do fabricante) devem ser colocadas na fossa que vem junto ao kit, e aguardar até 30 minutos. “É importante não ler o resultado depois do tempo recomendado pelo fabricante”, alerta Rafaela Machado.