Saúde

Dia 10 de outubro, Dia da Saúde Mental: Francesco Pellegatta explica técnica de 15 minutos que combate ansiedade

Dia 10 de outubro, Dia da Saúde Mental: Francesco Pellegatta explica técnica de 15 minutos que combate ansiedade
Da Redação

Da Redação

06/10/2021 4:40pm

O dia 10 de outubro é celebrado como o Dia Internacional da Saúde Mental. Durante a pandemia essa data ganhou ainda mais significado. A necessidade do isolamento social fez muitas pessoas desenvolverem quadros de ansiedade, depressão e estresse. O psicólogo e especialista em Programação Neuro-Linguística (PNL), Francesco Pellegatta, comenta sobre a importância de ter cuidados com a mente e explica como funciona a técnica TLT® - “Time Line Therapy®'' que ajuda a superar traumas e momentos difíceis do passado.


“Infelizmente existe a crença que investir na própria saúde mental seja algo caro. Muitas pessoas gastam muito mais em procedimentos estéticos, roupas e outros itens que são desnecessários em comparação com o nosso interior”, afirma Francesco. Ele que, também é Master Trainer de Hipnoterapia, acredita que a “Time Line Therapy®” pode ser a solução ideal para quem procura algo que seja rápido e ao mesmo tempo transformador.


“A Time Line Therapy® é uma técnica de imaginação ativa que se baseia em conceitos de Terapia Gestalt, PNL e Hipnoterapia. Consiste em uma imaginação guiada que ajuda a melhorar a comunicação entre a nossa mente consciente e inconsciente. Ajuda a ressignificar eventos do passado e pode ser usada para eliminar emoções negativas, crenças limitantes e ansiedade. Podemos limpar o nosso passado de um sentimento negativo em mais ou menos uns 15 minutos”.


Lógica das Redes Sociais

O método praticado por Francesco segue uma lógica de linha do tempo muito parecida com a utilizada pelas redes sociais. Relembrando sentimentos e momentos traumáticos a TLT® faz uma “Time Line” dos fatos que precisam ser trabalhados pelos pacientes.


“A nossa mente funciona dividida e organizando as nossas lembranças, então a TLT® trabalha diretamente com essa organização, resignificando a conexão entre lembrança e emoção”.


O único autorizado no Brasil

Para ensinar a TLT® é preciso passar por uma série de treinamentos e o estudo de técnicas avançadas em Programação Neuro-Linguística e Time Line Therapy®. Francesco é a única pessoa no país autorizada a praticar o método.


“O criador da técnica e meu mestre, o saudoso Dr. Tad James escolheu registrar a marca Time Line Therapy® para justamente proteger a qualidade da mesma. Por isso, a única entidade que pode certificar pessoas na técnica é a Time Line Therapy™ Association. Seguindo as regras da associação, posso certificar pessoas para os dois primeiros níveis de formação. Para os dois níveis de formadores é necessário se formar com a Tad James Company nos EUA”.


Crenças Limitadoras e Saúde Mental

Muitos gatilhos que temos no dia a dia são resultados de traumas que sofremos e que se guardados durante muito tempo podem afetar a maneira que lidamos com nós mesmos.


“As crenças limitantes são a coisa que mais nos limita na vida, infelizmente ao longo da vida acumulamos e aceitamos muitas crenças, às vezes aceitamos crenças da nossa família, sociedade e religião, outras vezes criamos crenças que no momento são empoderadoras e essas mesmas com o tempo podem se tornar limitadoras. A Time Line Therapy® nos oferece a possibilidade de mudar essas crenças em poucos minutos, sem precisar se associar a lembranças dolorosas”.

Saiba mais sobre Francesco Pellegatta

Francesco Pellegatta é um dos profissionais mais renomados em Programação Neuro-Linguística (PNL) e técnicas de estudo comportamental dos últimos anos. O italiano, formado em psicologia na Anthem University nos Estados Unidos, iniciou a carreira estudando moda em Milão, mas logo percebeu que o desenvolvimento humano era o que realmente chamava sua atenção.


Ao longo dos anos, filiou-se à American Psychological Association e fez cursos de formação em vários países, o que lhe conferiu certificações com os principais expoentes mundiais dessas metodologias. Também se tornou uma das 20 pessoas no mundo condecoradas como Master Trainer de Hipnoterapia pelo Conselho Americano de Hipnoterapia (ABH). E atualmente é a única pessoa a ser certificado como Master Trainer de PNL pela American Board of NLP (ABNLP) e pela a Association for Integrative Psychology (AIP) simultaneamente.