Saúde

Comer chocolate uma vez por semana pode reduzir o risco de doenças cardíacas

Comer chocolate uma vez por semana pode reduzir o risco de doenças cardíacas
Da Redação

Da Redação

21/09/2021 11:15am

Comer chocolate pelo menos uma vez por semana está relacionado a um risco reduzido de doenças cardíacas, de acordo com uma pesquisa publicada no European Journal of Preventive Cardiology, um periódico da European Society of Cardiology (ESC).

O estudo sugere que o chocolate ajuda a manter os vasos sanguíneos do coração saudáveis. No passado, ensaios clínicos mostraram que o chocolate é benéfico tanto para a pressão arterial quanto para o revestimento dos vasos sanguíneos. O foco no trabalho recente foi compreender como isso afeta as artérias coronárias (vasos que irrigam o coração).

Os pesquisadores realizaram uma análise combinada de estudos das últimas cinco décadas examinando a associação entre o consumo de chocolate e a doença arterial coronariana (o bloqueio das artérias coronárias). A análise incluiu seis estudos com um total de 336.289 participantes que relataram seus hábitos alimentares.

Durante um acompanhamento médio de quase nove anos, 14.043 participantes desenvolveram doença arterial coronariana e 4.667 tiveram um ataque cardíaco – quando a doença arterial coronariana progride e o fluxo de sangue para o coração é repentinamente bloqueado.

Em comparação com o consumo de chocolate menos de uma vez por semana, comer chocolate mais de uma vez por semana foi associado a uma redução de 8% no risco de doença arterial coronariana.