Saúde

Colesterol no limite? Quatro sintomas perigosos que afetam as pernas

Colesterol no limite? Quatro sintomas perigosos que afetam as pernas
Da Redação

Da Redação

09/10/2021 11:00am

A única maneira de diagnosticar e prevenir o colesterol alto é através da realização de um exame de sangue regular.

Quando o nível de colesterol sobe no sangue a um nível extremo, este começa a afetar o tendão de Aquiles das pernas. Tal, por sua vez, pode levar a sintomas visíveis nos membros inferiores, conforme explica um artigo publicado no jornal Times of India. Eis, os sinais que deve ter em atenção:

1. Dor nas pernas

Quando as artérias das pernas estão entupidas, significa que uma quantidade significativa de sangue rico em oxigênio não atinge a parte inferior. O que pode fazer com que sinta as pernas pesadas e cansadas.

A maioria das pessoas com níveis elevados de colesterol queixa-se da sensação de uma dor pungente nos membros inferiores. Pode-se sentir dor em qualquer parte da perna, como coxas ou calcanhares. O incômodo é experienciado sobretudo quando a pessoa caminha, mesmo que seja uma pequena distância.

2. Cãibras

Cãibras nas pernas intensas durante o sono é outro sintoma comum associado a níveis elevados de colesterol, danificando as artérias dos membros inferiores.

As cãibras ou espasmos são principalmente sentidas no calcanhar, antepé, ou dedos. Sendo que a condição piora à noite, enquanto dorme. Balançar o pé pode aliviar a sensação, ajudando o sangue a fluir para baixo devido à força gravitacional.

3. Alterações na cor da pele e das unhas

A diminuição no fluxo sanguíneo também pode mudar a cor das unhas dos pés e da pele. Tal ocorre porque as células não estão recebendo a nutrição adequada consequente da redução do fluxo de sangue responsável por transportar nutrientes e oxigénio.

A pele vai ficar mais brilhante e tensa, e as unhas dos pés podem engrossar e crescer lentamente.

4. Pés frios

Níveis elevados de colesterol podem fazer com que sinta frio nos pés seja verão ou inverno. Mesmo nos meses quentes, irá sentir os seus pés frios ao toque. Não ignore este sintoma e procure um médico.