Saúde

Cirurgias robóticas beneficiam crianças na Bahia

Especialista aponta tendência de crescimento da modalidade cirúrgica na pediatria

Cirurgias robóticas beneficiam crianças na Bahia
Da Redação

Da Redação

29/01/2022 2:00pm

O  Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR) está realizando procedimentos de alta tecnologia no tratamento em crianças auxiliado por um robô, 20 crianças passaram pelo procedimento minimamente invasivo e se beneficiaram da nova tecnologia, como menor risco de sangramento, infecção e dor; recuperação mais rápida e menor tempo de internação.

O IBCR é pioneiro no uso da tecnologia robótica no estado da Bahia focando, como a tecnologia representa um dos maiores avanços da medicina contemporânea, muitos pais têm buscado informações sobre a cirurgia robótica, atualmente realizada em três grandes hospitais da capital baiana. A tendência natural, acreditam especialistas, é que na pediatria, como já acontece entre os adultos, a técnica robótica seja utilizada com frequência cada vez maior.

 “O avanço exponencial da tecnologia no mundo inteiro, acompanhado no Brasil e na Bahia, sem dúvida alguma incluirá a pediatria”, declarou o cirurgião, urologista pediátrico e diretor do núcleo de urologia do IBCR, Leonardo Calazans. 

Um dos pequenos pacientes submetidos à cirurgia robô-assistida em Salvador foi Cauã Calasans (4), que precisou ser operado durante tratamento de uma anomalia congênita chamada de hidronefrose neonatal. A administradora Mariana Calasans (36), sua mãe, descobriu a doença antes mesmo do nascimento de Cauã. A pediatra consultada após o parto acreditava que a doença poderia regredir naturalmente após o nascimento, mas quando o menino completou três anos de idade, uma ultrassonografia de rotina revelou que a dilatação dos seus rins tinha evoluído do grau um para o três. Após consulta com urologista pediátrico e realização de diversos exames, o especialista explicou que uma cirurgia seria necessária. Ao se informar sobre os diferenciais da cirurgia robótica, a família de Cauã optou pelo procedimento, que durou cerca de uma hora. O menino teve alta no dia seguinte. 

Para ampliar o conhecimento sobre a tecnologia e torná-la acessível ao maior número possível de pacientes, o IBCR oferece proctorias voltadas para a qualificação, orientação e suporte de médicos interessados em operar com o auxílio do robô. 

Mais informações disponíveis no site www.ibcr.com.br