Saúde em Evidência' leva cuidado, acolhimento e prevenção ao Centro Administrativo da Bahia
Crédito das fotos: ASCOM Hospital de Brotas A ação é um dos frutos da parceria do Planserv, Hospital de Brotas e Assembleia Legislativa do Est...
Foto: Divulgação / Hospital Santa Isabel
O Hospital Santa Izabel (HSI), pioneiro na Bahia no uso de robô para auxílio cirúrgico, reforça sua posição de liderança na área com a chegada de uma nova plataforma robótica de 4ª geração. A partir da parceria com a Oncoclínicas, o hospital passa a contar agora com duas plataformas robóticas, tornando-se um dos poucos centros hospitalares do Brasil com essa estrutura tecnológica de ponta.
Segundo o provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, a expansão representa um marco estratégico para a instituição:m“É um passo no fortalecimento do nosso compromisso com a excelência médica, o avanço tecnológico e a segurança do paciente.”
Benefícios e avanços
A cirurgia robótica tem se consolidado como alternativa de excelência em procedimentos minimamente invasivos, com benefícios como incisões menores; menos dor no pós-operatório; redução do tempo de internação e recuperação mais rápida.
Para o cirurgião e coordenador do programa de cirurgia robótica do HSI, Jorge Matheus Campos, a tecnologia amplia a precisão e a segurança dos procedimentos: “A visão 3D, o zoom e a estabilidade do robô garantem controle absoluto, menos lesões e melhores desfechos clínicos. É uma revolução efetiva no cuidado ao paciente.”
Com a chegada do novo equipamento, a capacidade do hospital passa a superar 100 procedimentos robóticos por mês, ampliando o acesso da população baiana a tratamentos de alta complexidade com tecnologia de última geração.
Impacto na formação e na pesquisa
Além do impacto direto na assistência, a cirurgia robótica tem estimulado a capacitação contínua de médicos, enfermeiros e técnicos, além da produção científica com apresentações em congressos e publicações especializadas. “O Santa Izabel faz parte de um ecossistema que integra inovação, capacitação e excelência assistencial”, reforça Jorge Matheus.
Hoje, o HSI já aplica a tecnologia robótica em diversas especialidades, como oncologia, urologia, ginecologia, cirurgia torácica, digestiva, de cabeça e pescoço, entre outras.
O Santa Izabel é hoje referência em cirurgia robótica, com mais de de 3.500 cirurgias robóticas já realizadas, capacidade ampliada para mais 100 procedimentos/mês, menos dor e alta hospitalar mais rápida, atuação em múltiplas especialidades com um centro de excelência em inovação, capacitação e produção científica.
Crédito das fotos: ASCOM Hospital de Brotas A ação é um dos frutos da parceria do Planserv, Hospital de Brotas e Assembleia Legislativa do Est...
Foto: Divulgação / Santa Casa de Valença A maternidade da Santa Casa de Valença iniciará, a partir de setembro, um ciclo de reestruturações que promete impacta...
Foto: Divulgação / Clínica da Mulher O número de gestações não planejadas segue alto no Brasil e atinge índices ainda mais preocupantes na Bahia. De acordo com...