Saúde

Chegada de novo robô consolida Hospital Santa Izabel como principal centro de cirurgia robótica da Bahia

Chegada de novo robô consolida Hospital Santa Izabel como principal centro de cirurgia robótica da Bahia
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

28/08/2025 1:36pm

Foto: Divulgação / Hospital Santa Isabel

O Hospital Santa Izabel (HSI), pioneiro na Bahia no uso de robô para auxílio cirúrgico, reforça sua posição de liderança na área com a chegada de uma nova plataforma robótica de 4ª geração. A partir da parceria com a Oncoclínicas, o hospital passa a contar agora com duas plataformas robóticas, tornando-se um dos poucos centros hospitalares do Brasil com essa estrutura tecnológica de ponta.

Segundo o provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, a expansão representa um marco estratégico para a instituição:m“É um passo no fortalecimento do nosso compromisso com a excelência médica, o avanço tecnológico e a segurança do paciente.”

Benefícios e avanços

A cirurgia robótica tem se consolidado como alternativa de excelência em procedimentos minimamente invasivos, com benefícios como incisões menores; menos dor no pós-operatório; redução do tempo de internação e recuperação mais rápida.

Para o cirurgião e coordenador do programa de cirurgia robótica do HSI, Jorge Matheus Campos, a tecnologia amplia a precisão e a segurança dos procedimentos: “A visão 3D, o zoom e a estabilidade do robô garantem controle absoluto, menos lesões e melhores desfechos clínicos. É uma revolução efetiva no cuidado ao paciente.”

Com a chegada do novo equipamento, a capacidade do hospital passa a superar 100 procedimentos robóticos por mês, ampliando o acesso da população baiana a tratamentos de alta complexidade com tecnologia de última geração.

Impacto na formação e na pesquisa

Além do impacto direto na assistência, a cirurgia robótica tem estimulado a capacitação contínua de médicos, enfermeiros e técnicos, além da produção científica com apresentações em congressos e publicações especializadas. “O Santa Izabel faz parte de um ecossistema que integra inovação, capacitação e excelência assistencial”, reforça Jorge Matheus.

Hoje, o HSI já aplica a tecnologia robótica em diversas especialidades, como oncologia, urologia, ginecologia, cirurgia torácica, digestiva, de cabeça e pescoço, entre outras.

O Santa Izabel é hoje referência em cirurgia robótica, com mais de de 3.500 cirurgias robóticas já realizadas, capacidade ampliada para mais 100 procedimentos/mês, menos dor e alta hospitalar mais rápida, atuação em múltiplas especialidades com um centro de excelência em inovação, capacitação e produção científica.