Saúde

Brasileiro receberá o 'Oscar da Oncologia' pela primeira vez na história

Brasileiro receberá o 'Oscar da Oncologia' pela primeira vez na história
Da Redação

Da Redação

06/06/2022 2:30pm

O oncologista do Hospital Moinhos de Vento, Pedro Henrique Isaacsson Velho, é o primeiro pesquisador que atua numa instituição brasileira a receber o tradicional prêmio The Career Development Award (CDA) da The Conquer Cancer Foundation da American Society of Clinical Oncology (ASCO). A honraria é considerada o Oscar da oncologia e reconhece os profissionais que mais se destacam em suas áreas, com pesquisas desenvolvidas para melhorar o tratamento do paciente. O prêmio existe há 30 anos e nunca um hospital brasileiro havia figurado na lista com os trabalhos reconhecidos mundialmente.

O médico Pedro é o chefe do Instituto de Pesquisa Moinhos. O médico ressaltou que é muito gratificante saber que o estudo coordenado por ele, de uso de testosterona, combinado com a medicação Radium-223, em pacientes com câncer de próstata, estará ao lado de outras iniciativas, lideradas por instituições que são referência mundial. O jovem oncologista tem 36 anos e mais de 50 artigos científicos publicados.

A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu na última sexta-feira, durante a ASCO Annual Meeting, considerado o maior e mais importante congresso de oncologia do mundo, em Chicago, nos Estados Unidos. Segundo a entidade organizadora, o evento reúne anualmente mais de 40 mil profissionais de todo o mundo. A premiação é de US$ 200 mil.