Saúde

Bahia inaugura primeiro hospital público de cuidados paliativos do Brasil

Bahia inaugura primeiro hospital público de cuidados paliativos do Brasil
Da Redação

Da Redação

31/01/2025 9:30pm

Foto: Feijão Almeida

O primeiro hospital público do Brasil voltado exclusivamente aos cuidados paliativos foi inaugurado pelo Governo da Bahia, na última sexta-feira (31), em Salvador. O Hospital Estadual Mont Serrat – Cuidados Paliativos, instalado em um prédio histórico de 1853, representa um avanço inédito na saúde pública nacional, priorizando a qualidade de vida de pacientes com doenças graves, crônicas ou ameaçadoras da vida.

A unidade faz parte da Política Nacional de Cuidados Paliativos, lançada pelo Ministério da Saúde em maio de 2024, e que prevê um investimento anual de R$ 887 milhões para a habilitação de 1,3 mil equipes especializadas no país. Na Bahia, o hospital será gerido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), referência em assistência humanizada.

Com um investimento de R$ 66 milhões, a unidade passou por uma requalificação completa e conta com 70 leitos, ambulatórios especializados, serviços de bioimagem, laboratório, telemedicina e pesquisa. O hospital atenderá mais de 2 mil pacientes por mês, oferecendo suporte em cardiologia, pneumologia, psiquiatria, nutrologia, neurologia, terapia da dor e apoio ao luto.

A equipe multidisciplinar é composta por 435 profissionais, incluindo 41 médicos especializados, garantindo um atendimento humanizado e de excelência. Além do hospital, a Bahia já oferece serviços de cuidados paliativos em 52 unidades distribuídas por todas as nove macrorregiões do estado, consolidando uma rede de suporte robusta e inovadora.