O aniversário de 130 anos do Santa Isabel, primeiro hospital baiano, foi comemorado em grande estilo e clima de integração. O destaque da celebração foi o ato ecumênico, seguida de premiação do concurso de fotografia, apresentação da Banda Sinfônica da Paz, oriundos do Projeto Socioeducacional desenvolvido pela Santa Casa no Bairro da Paz, e plantio de uma muda da “Árvore de Hipócrates” (platanus orientalis), símbolo do ensino médico e do amor à ciência.
“É um grande contentamento podermos comemorar 130 anos de atividade celebrando diversas conquistas e a superação de muitos desafios que nos permitiram ser reconhecido hoje como um dos grandes centros de cuidado total, ensino e pesquisa médica do país, afirmou o provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves. “Somos gratos pela confiança que a comunidade baiana deposita nesta honrada casa e pelo serviço incrível de nossa equipe trabalhadora”, completou o provedor.
A história do Santa Izabel é escrita diariamente pelas pessoas: pacientes, colaboradores, corpo clínico, gestores, voluntários e sociedade. A reconhecida expertise do hospital é fortalecida pelo investimento contínuo em alta tecnologia e em ensino e pesquisa, na especialização e treinamento das equipes e por diversas iniciativas de pioneirismo e inovação que contribuem para o diagnóstico ágil e preciso, tratamento seguro, promoção de saúde e qualidade de vida.
Neste processo de evolução contínua, destaque para a ampliação da oferta dos mais avançados tratamentos médicos com padrão de excelência internacional – robótica, medicina nuclear, acelerador de partículas de prótons, imunoterapia, TAVI, dentre outros. Para o paciente, os avanços são consideráveis e muito importantes. Na área oncológica, a novidade é o funcionamento do novo Cancer Center, fruto da ampliação da parceria do hospital com o Grupo Oncoclínicas, organização especializada em oncologia com ampla capilaridade e reconhecimento internacional.
O investimento na qualificação das equipes e em estrutura reduziu o tempo de espera entre a suspeita e o diagnóstico do câncer, assim como o intervalo entre o diagnóstico e o início do tratamento, ampliou e integralizou de forma pioneira o cuidado, desde o atendimento de emergência até o pós-cirúrgico, assegurando diagnóstico preciso e a abordagem personalizada a diversos tipos de tratamentos. Os investimentos estratégicos também contemplam a proteção ao meio ambiente e áreas nas quais o HSI tem reconhecida tradição como a cardiologia, terapia intensiva e a prática cirúrgica.
Com olhar contínuo para o futuro dos cuidados de saúde e melhoria da experiência do paciente, vários projetos de instalações e investimentos seguem em andamento, com destaque para o novo padrão de conforto e segurança dos leitos de internação, construção de novo edifício garagem, ampliação do centro cirúrgico e da bioimagem, retrofit das fachadas e espaços de convivência, implantação do primeiro serviço de TMO, além de aquisição de equipamentos tecnológicos de ponta. “O futuro do Santa Izabel está sendo construído agora”, reforça o diretor Técnico Assistencial do HSI, Dr. Ricardo Madureira.