Saúde

Anvisa derruba uso obrigatório de máscaras em aviões e aeroportos

Anvisa derruba uso obrigatório de máscaras em aviões e aeroportos
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

01/03/2023 4:50pm

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu por unanimidade derrubar a obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e aeroportos. A votação foi realizada nesta quarta-feira e considerou a queda no número de casos de Covid-19 no país e o progresso da vacinação.

No entanto, os procedimentos de limpeza, o desembarque por filas para evitar aglomeração e a disponibilização de álcool em gel continuarão sendo adotados. Além disso, a recomendação do uso de máscara pela tripulação nas aeronaves permanece.

A decisão foi tomada pelo diretor Daniel Pereira, relator da medida, e acompanhada por todo o colegiado. Pereira destacou a redução nos casos de óbitos e novos casos no país e afirmou que é chegada a hora de um novo normativo. Ele concluiu que é necessária a adequação do dispositivo para a retirada da obrigatoriedade de máscaras pelos viajantes.

A diretoria da Anvisa também observou a alta na China e em outros países no final do ano passado com o afrouxamento geral de medidas de biossegurança, mas pontuou que os índices globais voltaram a declinar a partir de janeiro deste ano.

Em agosto de 2022, a Anvisa liberou o uso obrigatório de máscaras em aeronaves e aeroportos após a pandemia da Covid. Contudo, em novembro do mesmo ano, a reguladora decidiu voltar com a norma diante da alta do vírus no país e a proximidade das festas de fim de ano.