Saúde

Anvisa autoriza venda de autotestes de Covid-19 no Brasi

Anvisa autoriza venda de autotestes de Covid-19 no Brasi
Da Redação

Da Redação

28/01/2022 12:15pm

A Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, após o recolhimento para verificação dos testes de Covid-19, liberou a venda de autotestes no Brasil nesta sexta-feira (28). 

As empresas interessadas em fabricar e comercializar a sua versão terão que se registrar e solicitar permissão junto à Anvisa, que analisará cada solicitação. O Ministério da Saúde estará atualizando o "Plano Nacional de Expansão de Testagem para Covid-19" (PNE Teste) junto a instruções de uso. 

O autoteste de Covid-19 é um tipo de teste rápido que pode ser realizado por pessoas sem conhecimento médico. Considerado um “teste de antígeno” pois consegue identificar o antígeno viral. 

Veja as condições:

  • Resultados positivos pelo autoteste não serão considerados para comprovação de caso de covid em primeiro momento: não servirá para apresentação para viagens ou atestado médico

  • Empresas podem voluntariamente criar sistemas com QRCode para registro dos resultados

  • Autoteste servirá como triagem: Ministério disse à Anvisa que vai orientar que quem teve resultado positivo busque atendimento médico

 "A partir do resultado positivo, procure uma unidade de atendimento de saúde (ou teleatendimento) para que um profissional de saúde realize a confirmação do diagnóstico, notificação e orientações pertinentes", afirmou a relatora da instituição.