Foto: Roberto Filho
A médica e escritora Ana Claudia Quintana Arantes, referência nacional em Cuidados Paliativos, estará em Salvador no dia 24 de setembro para uma palestra na Pupileira. O evento integra o projeto Florence Fronteiras e propõe uma reflexão sobre o cuidado, a dignidade e o sentido da vida. A programação começa às 19h, com abertura dos portões às 18h. Os ingressos custam R$ 60, mais a doação de um quilo de alimento não perecível, e podem ser adquiridos no portal da Faculdade Santa Casa.
Autora de obras como A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver e Pra Vida Toda Valer a Pena Viver, Ana Claudia se tornou uma das principais vozes no país quando o tema é o cuidado e o fim da vida. Reconhecida pela abordagem sensível e humanizada, ela defende o resgate do sentido da existência como parte essencial da saúde integral.
A iniciativa é da Florence, hospital de transição e referência nacional em Cuidados Paliativos e Reabilitação Intensiva, com unidades em Salvador e Recife. A renda será revertida para os Centros de Educação Infantil da Santa Casa da Bahia, que oferecem educação integral, alimentação, acompanhamento psicológico e atividades culturais e esportivas a mais de 600 crianças. Segundo o presidente da Florence, João Ramos, especialista em Medicina Paliativa, “o cuidado não se limita ao ambiente hospitalar, mas começa na forma como enxergamos o outro e se traduz em políticas públicas, iniciativas sociais e escolhas individuais que impactam toda a comunidade”.