Política

Pela primeira vez o Brasil sediará a Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola

Pela primeira vez o Brasil sediará a Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola
Da Redação

Da Redação

04/02/2022 3:00pm

Pela primeira vez o Brasil sediará a Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola. O evento, intitulado Clipe 2022, ocorrerá entre os dias 16 a 18 de fevereiro em Brasília, de forma híbrida. 

Esta é a segunda edição, tendo a primeira ocorrido em 2019 em Portugal. Para o Brasil é um acontecimento significativo. 

O evento faz parte do Programa de Difusão da Língua Portuguesa da OEI, que tem como objetivo fomentar a difusão e o fortalecimento da língua portuguesa em um modelo bilíngue com o espanhol, nas áreas de educação, ciência e cultura. O espanhol atualmente ocupa o segundo lugar entre as línguas mais faladas, enquanto o português está em 4º. 

A ação busca promover por meio deste fortalecimento, por exemplo, o acesso a informações de forma democrática aos seus falantes, em um mundo globalizado tomado pelo inglês muitos são os nativos do latim que optam por seguir e publicar seus trabalhos na língua inglesa. Para além do campo científico, a língua é a porta de entrada e uma influência em diversos setores, como a economia, cultura e geopolítica, em especial numa sociedade digital e com tanta mobilidade como a atual. 

A Cilpe 2022 reunirá acadêmicos, cientistas, especialistas de várias áreas do conhecimento e representantes dos governos de diversos países ibero-americanos, bem como profissionais de organismos de cooperação e de instituições públicas e privadas, para tratar sobre as potencialidades e os desafios do bilinguismo em português e espanhol.