Política

Guerra entre a Ucrânia e a Rússia chega a 10 dias de conflito

Guerra entre a Ucrânia e a Rússia chega a 10 dias de conflito
Da Redação

Da Redação

05/03/2022 1:00pm

A guerra entre a Ucrânia e a Rússia marca 10 dias de conflito. Segundo o Ministério de Defesa da Rússia, que anunciou na noite desta sexta-feira (04) 498 soldados russos foram mortos na guerra contra a Ucrânia, em contrapartida mais de 2 mil civis foram mortos na Ucrânia segundo o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia.

Neste sábado, a Rússia deveria suspender os ataques em um cessar-fogo, porém, segundo a Ucrânia o decreto não foi seguido, o que levou à suspensão da retirada dos civis. Porém, a Rússia afirma que suas forças foram atacadas depois de estabelecer os corredores humanitários durante um cessar-fogo parcial.

Segundo Filipo Grandi, chefe da agência de refugiados da ONU, o número de refugiados ucranianos a conseguir escapar do país pode alcançar a marca de 1,5 milhão neste final de semana. No Brasil, a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, vai flexibilizar as normas sanitárias de covid-19 para quem chega ao Brasil buscando repatriação ou em outras condições devido à guerra na Ucrânia.

Em entrevista à CNN, o cônsul-honorário da Moldova em São Paulo, Flavio Bitelman, comenta temor se acaso ocorrer a queda da Ucrânia. 

“Eu tenho muito medo de que, se a Ucrânia cair, nós vamos ter uma terceira guerra mundial”, disse Bitelman. E completou: “acho que é muito difícil o mundo ver pela internet, do jeito que nós estamos vendo os russos atacando, e ficar de braços cruzados”.

Entre as ações das nações contra a Rússia em meio ao conflito o setor mais atingido é o do esporte, além da proibição nos Jogos de Inverno, Copa e Eurocopa feminina, o corredor russo da F1 Nikita Mazepin teve seu contrato suspenso. Outro setor atingido foi o do entretenimento, o cinema russo está sofrendo boicote da Academia Europeia de Cinema, mostra que seria realizada em São Paulo também foi adiada. No setor tecnológico a Apple suspendeu suas vendas no país. A economia também foi afetada sendo banido o sistema bancário internacional Swift.