Política

Governadores se reúnem para 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste.

As duas mais ricas regiões do país representam cerca de 70% do PIB brasileiro

Governadores se reúnem para 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste.
Matheus Pastori, de São Paulo

Matheus Pastori, de São Paulo

19/10/2023 9:45pm

Sob um forte esquema de segurança, foi realizada, na tarde desta quinta-feira (19), em São Paulo, a abertura da 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Governadores, secretários e outros importantes gestores dos sete estados foram recebidos na Sala São Paulo, no Centro da capital paulista. Juntas, as duas mais ricas regiões do país representam cerca de 70% do PIB brasileiro.

O anfitrião, Tarcísio de Freitas (REP), deu as boas-vindas aos mais de 1.500 convidados e jornalistas, ao lado de Ricardo Nunes (MDB), prefeito da capital. O político ressaltou que esta é uma edição histórica do evento, já que é a primeira depois que a instituição foi formalizada. Citando os recentes estragos provocados pelas chuvas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o governador paulista afirmou que, entre os planos, está a criação de uma espécie de agência integrada entre os sete estados para prevenção de desastres naturais

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), explicou que este ainda é um projeto a ser articulado. “Nossos estados têm sistemas de radares meteorológicos, estudos, análises que podem ser potencializadas, via Cosud, para uma capacidade preditiva mais precisa”, disse Leite 

Jorge Melo (PL), governador de Santa Catarina, foi representado no evento por sua vice, Marilisa Boehm (PL), justamente porque está visitando os municípios catarinenses atingidos por um forte temporal que deixou 27 mil desabrigados e seis mortos. Também estiveram presentes Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, e Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, que preside o Consórcio.

A 9ª edição do Cosud segue até o sábado (21), quando será lida a Carta São Paulo, contendo os resultados obtidos por grupos de trabalhos temáticos. O destaque fica por conta das discussões sobre Meio Ambiente e Segurança Publica.


Foto: Marcelo S. Camargo / Governo de São Paulo