Fotos: Joá Souza
O governador Jerônimo Rodrigues recebeu, nesta quarta-feira (27), na Governadoria, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, para tratar de investimentos e ações conjuntas em áreas estratégicas para o desenvolvimento da capital baiana. O encontro contou também com a participação de secretários estaduais e municipais.
Entre os principais temas discutidos estiveram segurança, saúde, educação, desenvolvimento social e mobilidade urbana, com a definição de medidas de cooperação e da ampliação da participação da cidade em programas estaduais.
Segurança e saúde
Na área da segurança, ficou acordada a integração dos sistemas de monitoramento, com o compartilhamento de câmeras da prefeitura para o sistema estadual de reconhecimento facial. O Governo do Estado também contribuirá com a análise do Plano Municipal de Segurança.
Na saúde, foram discutidos ajustes de parcerias na atenção básica, maternidades e hospitais municipais, com foco na melhoria da regulação e da assistência. O governador destacou ainda o fortalecimento de projetos como o Mãe Bahia, voltado à redução da mortalidade materna e infantil.
Educação e desenvolvimento social
Na educação, o programa estadual Bahia Alfabetizada foi apresentado como estratégia para apoiar o município no cumprimento da meta de alfabetizar crianças na idade certa.
Já no campo social, foram debatidas a ampliação do número de CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), de CSUs (Centros Sociais Urbanos) e a criação de centros de acolhimento para mulheres vítimas de violência.
Mobilidade e infraestrutura
Outro ponto central da reunião foi a mobilidade urbana. Estado e município discutiram a integração entre os modais de transporte — metrô, ônibus e VLT — e a gestão compartilhada dos sistemas. Também foram apresentados o andamento das obras do VLT Subúrbio–Piatã e da Ponte Salvador-Itaparica.
No setor de saneamento, a Embasa apresentou dados que mostram que 98% da população urbana de Salvador já possui acesso à água e 88,5% conta com coleta de esgoto, com a meta de universalizar o serviço nos próximos anos.
Cooperação institucional
Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância da parceria entre as duas esferas de governo: “Tratamos do compartilhamento de câmeras de reconhecimento facial e colaboração no plano municipal de segurança; ajustes de parcerias na atenção básica, maternidades e hospitais municipais, com foco na melhoria da regulação e assistência; e da transição da educação fundamental, com foco na qualidade e nos indicadores”, afirmou o governador.
O prefeito Bruno Reis também avaliou o encontro de forma positiva: “O nosso desejo é alcançar resultados ainda melhores para Salvador, com o apoio do governo estadual. Foi um momento bastante positivo”, disse.
