Política

Fábrica de Fertilizantes do Nordeste é reaberta oficialmente; cerimônia contou com a presença de Rui Costa

Fábrica de Fertilizantes do Nordeste é reaberta oficialmente; cerimônia contou com a presença de Rui Costa
Da Redação

Da Redação

05/11/2021 6:00pm

Localizada no Polo Industrial de Camaçari, a Fábrica de Fertilizantes do nordeste (Fafen) foi reaberta nesta semana. A solenidade de reabertura contou com a presença de diversas autoridades do estado, incluindo a do governador da Bahia, Rui Costa. A unidade de produção, arrendada pelo Grupo Unigel, deve gerar 500 empregos diretos para a região.

“É um momento de alegria ver o retorno dessa fábrica que, pelo tamanho e importância, não poderia ficar fechada. Se o Brasil quer ser e é um dos quatro maiores produtores de alimentos do mundo, não pode abrir mão de ter uma produção de fertilizantes. Os maiores produtores de alimentos produzem internamente, em seus países, mais de 80% dos fertilizantes que precisam. O Brasil é o único que faz o inverso: produz apenas 20%. Então, do ponto de vista estratégico, é fundamental para a nação brasileira aumentar a produção de fertilizantes”, afirmou o governador.

Atualmente a unidade pertence a subsidiária do grupo Unigel, Proquigel, responsável também pelos  terminais marítimos de amônia e uréia do estado no Porto de Aratu, e pela unidade Fafen de Sergipe. 

O fundador da Unigel, Henri Slezynger, tem planos de investir em uma produção limpa para a unidade, ”A previsão é que as operações sejam iniciadas até o fim do próximo ano. Será a primeira fábrica de amônia verde no país e uma das primeiras e maiores em todo o mundo, colocando a Bahia num lugar de destaque internacional”, conta.