Política

Brasil concederá passaporte humanitário a refugiados da Ucrânia

Brasil concederá passaporte humanitário a refugiados da Ucrânia
Da Redação

Da Redação

01/03/2022 3:30pm

O Governo Nacional, apesar de se pronunciar neutro sobre a guerra que está ocorrendo entre a Rússia e a Ucrânia, determinou passaporte humanitário para os refugiados ucranianos. O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (28) e segue em análise para criação da portaria ainda esta semana. 

O “Passaporte Humanitário” ou “Visto Humanitário” surgiu em 2010 com a chegada dos Haitianos ao território nacional após a tragédia natural que assolou o Haiti, tratando-se de um evento ambiental não os qualificava como refugiados, assim qualifica-se como uma medida para facilitar a entrada no país em diversas circunstâncias, possuindo um prazo de 2 anos, podendo ser renovado. 

Em declaração sobre o conflito, o presidente afirmou ainda que o país é “dependente” dos fertilizantes russos, o que seria prejudicial ao agronegócio. 

Aos brasileiros presos  no conflito, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que já está sendo montada uma base de auxílio na Polônia.

“Esta força-tarefa enviará destacamento a Lviv, na Ucrânia, onde será montado escritório de apoio aos brasileiros que estão tentando deixar o país”, diz a publicação.