Política

Bahia exportará cacau para os Emirados Árabes

Bahia exportará cacau para os Emirados Árabes
Da Redação

Da Redação

29/10/2021 5:00pm

Em seu último dia de agendas no exterior, o governador do estado da Bahia, Rui Costa (PT), visitou na quinta-feira (28) o centro de café do Dubai Multi Commodities Center (DMCC), zona franca especializada na importação e exportação de produtos agrícolas nos Emirados Árabes Unidos. O governador conheceu a unidade de processamento de café que compra, avalia, empacota e exporta café de várias partes do mundo.

A DMCC pretende iniciar um centro de cacau com processo semelhante e tem muito interesse no cacau baiano, produzido em Ilhéus, após visita de Sulayem às fazendas baianas em setembro deste ano. “Nós produzimos o melhor cacau do Brasil e eles estão muito interessados em começar o processamento do cacau baiano. Vamos aproveitar e mandar para eles outros produtos, como algodão, castanha de caju e o café gourmet, que também têm muito potencial e são de extrema qualidade”, disse Costa.

A DMCC é uma das mais importantes zonas francas do mundo, com mais de 18 mil empresas associadas de 170 países, e mais de 60 mil funcionários. Responsável pela Coffee Centre e o Tea Centre, locais de trading de café e chá.

A missão internacional do governador da Bahia começou no dia 18 de outubro e passou pela Alemanha, Cazaquistão, República Tcheca e está sendo encerrada nos Emirados Árabes Unidos, onde chegaram na segunda-feira (25) e retornam ao Brasil nesta sexta (29).