Presidentes do Brasil e da China assinam 37 acordos bilaterais
Em meio à visita de Estado do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, nesta quarta-feira (20), os governos dos dois países assinaram 37 novos acordos bilate...
Feira É Nossa - Feira de Agricultura Familiar, ocorre neste final de semana
A agricultura familiar é destaque no estado baiano, apesar de ocupar um pequeno espaço, ela é responsável por 23% do valor total da produção nos estabelecimentos rurais do país, já na Bahia responde por 24,60% do valor total da produção estadual.
Em 2017, foram identificados 762.848 estabelecimentos rurais no território baiano, o que representa 15% do total de 5.073.324 estabelecimentos nacionais (IBGE/SIDRA, 2019). Ainda segundo estes dados, a agricultura familiar no Nordeste representa 79,17% do total dos estabelecimentos da Região e 34,65% do total dos estabelecimentos brasileiros.
Segundo o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes (PT), em entrevista ao Tribuna da Bahia, a agricultura familiar é um importante setor para o estado.
“Desses seis milhões (de trabalhadores), segundo o último censo agropecuário, um milhão e meio trabalha na agricultura familiar. Daí você vê o tamanho e a importância desse segmento na economia do Estado.” declarou Josias Gomes. (...) “Agricultura é uma coisa só. O agricultor familiar precisa muito de incentivo do Estado. E não é à toa que a Bahia se destaca no trabalho da assistência do segmento.” completou.
Ainda em entrevista o Secretário falou sobre os programas aplicados a questão em destaque para o estado.
“O Pró-Semiárido é um programa que nós temos com o FIDA [Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola], que é o órgão da ONU encarregado do desenvolvimento rural. E o FIDA, com ele juntos, escolhemos alguns territórios para atuarmos. Por quê? Porque o programa do FIDA, que é diferente do outro programa que a gente tem com o Banco Mundial, ele visa dar uma qualidade geral de vida ao agricultor. Então é um programa estruturante do ponto de vista social. Esse programa é desenvolvido ao mesmo tempo em 156 países. E o nosso é um dos programas considerado modelo pelo FIDA e que replica em outros países.”
Neste final de semana ocorrerá o primeiro evento do “Feira é Nossa - Feira de Agricultura Familiar” com o objetivo de incentivar e trazer conhecimento sobre a prática, além de promover o trabalho dos empreendedores que vivem dessa prática.
O evento ocorrerá a partir desta sexta-feira (04) até domingo (06) na praça Nossa Senhora da Luz, no bairro da Pituba, a partir das 07h com a agricultura familiar e a feira colaborativa e das 10h até às 22h a programação contará com música entre outras apresentações, junto a exposição de bijuterias e produtos naturais e artesanais.
Além disso, a feira oferecerá cursos aos expositores com o propósito de alavancar ainda mais o seu negócio dando assim a oportunidade de empreender e aprender mais sobre como valorizar o próprio negócio.
Em meio à visita de Estado do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, nesta quarta-feira (20), os governos dos dois países assinaram 37 novos acordos bilate...
Donald Trump, candidato republicano, será o próximo presidente dos Estados Unidos após conquistar a maioria dos delegados do colégio eleitoral, superando a vice...
A Câmara Portuguesa de Comércio Brasil- Bahia marca em momento histórico com o lançamento da primeira Câmara Mulher do País, dedicada a fortalecer o protagonism...