Política

Agricultura familiar é destaque na Bahia

Feira É Nossa - Feira de Agricultura Familiar, ocorre neste final de semana

Agricultura familiar é destaque na Bahia
Da Redação

Da Redação

03/03/2022 1:50pm

A agricultura familiar é destaque no estado baiano, apesar de ocupar um pequeno espaço, ela é responsável por  23% do valor total da produção nos estabelecimentos rurais do país, já na Bahia responde por 24,60% do valor total da produção estadual.

Em 2017, foram identificados 762.848 estabelecimentos rurais no território baiano, o que representa 15% do total de 5.073.324 estabelecimentos nacionais (IBGE/SIDRA, 2019). Ainda segundo estes dados, a agricultura familiar no Nordeste representa 79,17% do total dos estabelecimentos da Região e 34,65% do total dos estabelecimentos brasileiros.

Segundo o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes (PT), em entrevista ao Tribuna da Bahia, a agricultura familiar é um importante setor para o estado. 

“Desses seis milhões (de trabalhadores), segundo o último censo agropecuário,  um milhão e meio trabalha na agricultura familiar. Daí você vê o tamanho e a importância desse segmento na economia do Estado.” declarou Josias Gomes. (...) “Agricultura é uma coisa só. O agricultor familiar precisa muito de incentivo do Estado. E não é à toa que a Bahia se destaca no trabalho da assistência do segmento.” completou. 

Ainda em entrevista o Secretário falou sobre os programas aplicados a questão em destaque para o estado. 

“O Pró-Semiárido é um programa que nós temos com o FIDA [Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola], que é o órgão da ONU encarregado do desenvolvimento rural. E o FIDA, com ele juntos, escolhemos alguns territórios para atuarmos. Por quê? Porque o programa do FIDA, que é diferente do outro programa que a gente tem com o Banco Mundial, ele visa dar uma qualidade geral de vida ao agricultor. Então é um programa estruturante do ponto de vista social. Esse programa é desenvolvido ao mesmo tempo em 156 países. E o nosso é um dos programas considerado modelo pelo FIDA e que replica em outros países.”

Neste final de semana ocorrerá o primeiro evento do “Feira é Nossa - Feira de Agricultura Familiar” com o objetivo de incentivar e trazer conhecimento sobre a prática, além de promover o trabalho dos empreendedores que vivem dessa prática. 

O evento ocorrerá a partir desta sexta-feira (04) até domingo (06) na praça Nossa Senhora da Luz, no bairro da Pituba, a partir das 07h com a agricultura familiar e a feira colaborativa e das 10h até às 22h a programação contará com música entre outras apresentações, junto a exposição de bijuterias e produtos naturais e artesanais. 

Além disso, a feira oferecerá cursos aos expositores com o propósito de alavancar ainda mais o seu negócio dando assim a oportunidade de empreender e aprender mais sobre como valorizar o próprio negócio.