Fotos: Fernando Gomes
Nos dias 7 e 8 de agosto, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), em parceria com a Escola de Música da UFBA, realiza duas apresentações gratuitas do concerto Núcleo de Música Antiga, com repertório que une o barroco europeu ao movimento armorial brasileiro.
A primeira apresentação será na quarta-feira (07), às 19h, na Igreja de Nossa Senhora da Vitória. Já na quinta-feira (08), às 18h, o concerto será realizado na Igreja do Senhor do Bonfim. A entrada é franca, sujeita à lotação dos espaços.
Composto por instrumentos históricos e voltado à recriação de práticas musicais dos séculos XVII, XVIII e XIX, o Núcleo de Música Antiga da Bahia é formado pelos músicos José Maurício Brandão (cravo), Lucas Robatto (traverso), Thomaz Rodrigues (violoncelo barroco), Marco Catto (viola e violino barroco) e Hugo Prio (oboé barroco).
No programa, peças de nomes consagrados como Leonardo Vinci, Telemann, Froberger e Johann Christian Bach se encontram com composições do brasileiro Antonio Madureira e de Capiba, pilares do Movimento Armorial, que buscava valorizar a cultura nordestina com referências eruditas.
“O som que os compositores tinham acesso naquela época é diferente do que temos hoje. O estudo dos instrumentos de época é uma forma de renovação musical”, afirma Lucas Robatto, chefe do naipe de flautas da OSBA.
O projeto é resultado do estreitamento de laços entre a OSBA e a Escola de Música da UFBA. “Partilhamos músicos, espaços e público. Essa união fortalece a todos”, destaca José Maurício Brandão, diretor da Escola de Música.
Programação:
07/08 (quarta-feira), 19h – Igreja de Nossa Senhora da Vitória
08/08 (quinta-feira), 18h – Igreja do Senhor do Bonfim
Repertório inclui:
-
Suíte Sem Lei nem Rei (Capiba)
-
Revoada e outras obras (Antonio Madureira)
-
Sonata para Flauta em Ré Maior (Leonardo Vinci)
-
Suite nº 6 em Dó Maior: Lamento (Froberger)
-
Sonata em Sol Maior, Op. 2 (Telemann)
-
Trio Sonata em Sol Maior, Op. 2 nº 3 (Johann Christian Bach)
-
Ciaccona (Maurizio Cazzati)
