Foto: Dodô Villar
A Concha Acústica do Teatro Castro Alves será palco, no dia 21 de dezembro, às 19h, do concerto beneficente “Natal das Estrelas”, que reunirá a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), os maestros Carlos Prazeres e Luciano Calazans, além de um time expressivo de artistas baianos e nacionais. O cantor e compositor Carlinhos Brown é o mais novo confirmado entre os convidados especiais do espetáculo.
Os ingressos estarão à venda a partir das 14h desta sexta-feira (12), via Sympla e na bilheteria do TCA, por R$ 150 (inteira) e R$ 75 (meia).
“Há 60 anos, o Martagão Gesteira produz suas colaborações com uma orquestra silenciosa. Em momentos como esses, vozes como as nossas, artísticas, juntas à Orquestra Sinfônica da Bahia, precisam alardear esses grandes feitos. Essa instituição pediátrica sediada em Salvador é referência em serviços e humanidade”, declarou Brown. O artista destaca ainda a dedicação dos profissionais do hospital: “Merecem toda a nossa referência e aplausos.”
Brown se une a uma lista de atrações que já inclui Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Alinne Rosa, Pedro Pondé, Taís Nader, além dos intérpretes líricos Geilson Santos, Lina Mendes e Santiago Villalba. “Vou com honra e sem nenhum mérito participar e dar meu agradecimento, enquanto comunidade, ao Martagão. Vamos juntos, OSBA, amplificar esse amor”, reforçou o cantor.
A apresentação terá regência do maestro Carlos Prazeres, que assina a direção musical ao lado de Luciano Calazans, responsável pelos arranjos das músicas populares. O concerto contará ainda com o Coral Vozes da Vida – formado por ex-pacientes do Martagão – e com o Corpo de Baile Sonho de Valsa, composto por jovens do bairro de São Caetano.
60 anos do Martagão Gesteira
Idealizado na década de 1940 pelo médico Álvaro Bahia, o Martagão Gesteira nasceu para suprir a carência de leitos pediátricos e enfrentar os altos índices de mortalidade infantil. Inaugurado em 17 de março de 1965, tornou-se um dos maiores hospitais exclusivamente pediátricos do Norte e Nordeste e um verdadeiro patrimônio da Bahia.
Somente em 2024, o Martagão respondeu por 66,7% das cirurgias oncológicas em crianças de 0 a 14 anos realizadas na Bahia, por 47,9% dos tratamentos oncológicos, 43,1% das cirurgias cardíacas e 17,6% das cirurgias neurológicas em todo o estado.