Música

Carlinhos Brown integra concerto beneficente da OSBA em prol do Martagão Gesteira

Carlinhos Brown integra concerto beneficente da OSBA em prol do Martagão Gesteira
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

11/12/2025 4:47pm

Foto: Dodô Villar

A Concha Acústica do Teatro Castro Alves será palco, no dia 21 de dezembro, às 19h, do concerto beneficente “Natal das Estrelas”, que reunirá a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), os maestros Carlos Prazeres e Luciano Calazans, além de um time expressivo de artistas baianos e nacionais. O cantor e compositor Carlinhos Brown é o mais novo confirmado entre os convidados especiais do espetáculo.

Os ingressos estarão à venda a partir das 14h desta sexta-feira (12), via Sympla e na bilheteria do TCA, por R$ 150 (inteira) e R$ 75 (meia).

“Há 60 anos, o Martagão Gesteira produz suas colaborações com uma orquestra silenciosa. Em momentos como esses, vozes como as nossas, artísticas, juntas à Orquestra Sinfônica da Bahia, precisam alardear esses grandes feitos. Essa instituição pediátrica sediada em Salvador é referência em serviços e humanidade”, declarou Brown. O artista destaca ainda a dedicação dos profissionais do hospital: “Merecem toda a nossa referência e aplausos.”

Brown se une a uma lista de atrações que já inclui Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Alinne Rosa, Pedro Pondé, Taís Nader, além dos intérpretes líricos Geilson Santos, Lina Mendes e Santiago Villalba. “Vou com honra e sem nenhum mérito participar e dar meu agradecimento, enquanto comunidade, ao Martagão. Vamos juntos, OSBA, amplificar esse amor”, reforçou o cantor.

A apresentação terá regência do maestro Carlos Prazeres, que assina a direção musical ao lado de Luciano Calazans, responsável pelos arranjos das músicas populares. O concerto contará ainda com o Coral Vozes da Vida – formado por ex-pacientes do Martagão – e com o Corpo de Baile Sonho de Valsa, composto por jovens do bairro de São Caetano.

60 anos do Martagão Gesteira

Idealizado na década de 1940 pelo médico Álvaro Bahia, o Martagão Gesteira nasceu para suprir a carência de leitos pediátricos e enfrentar os altos índices de mortalidade infantil. Inaugurado em 17 de março de 1965, tornou-se um dos maiores hospitais exclusivamente pediátricos do Norte e Nordeste e um verdadeiro patrimônio da Bahia.

Somente em 2024, o Martagão respondeu por 66,7% das cirurgias oncológicas em crianças de 0 a 14 anos realizadas na Bahia, por 47,9% dos tratamentos oncológicos, 43,1% das cirurgias cardíacas e 17,6% das cirurgias neurológicas em todo o estado.