Jau anuncia temporada de novo projeto de ensaio de verão em Salvador
Foto: Divulgação / Jau O verão ainda nem começou oficialmente, mas a expectativa pela estação mais quente do ano já movimenta a cena musical baiana. Entre as n...
Foto: @pridiabr
Gilberto Gil volta a Salvador para encerrar, na capital baiana, um dos capítulos mais marcantes de sua trajetória recente. A cidade será palco da última apresentação da turnê TEMPO REI em Salvador e do último show do ano, marcado para o dia 20 de dezembro, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. Realizado pela 30e, em parceria com a Gege Produções Artísticas, o espetáculo tem poucos ingressos disponíveis, à venda no site da Eventim.
“Eu vim da Bahia. Mas algum dia eu volto pra lá”, escreveu Gilberto Gil em 1965, na canção Eu Vim da Bahia. Mais de cinco décadas depois, o verso ganha novo significado. Gil retorna não apenas como filho da terra, mas para celebrar sua longevidade artística, o afeto construído ao longo de gerações e a potência criativa de uma obra que atravessa o tempo — e que, simbolicamente, se despede do ano no mesmo lugar onde tudo começou.
A turnê TEMPO REI passa por dez capitais brasileiras e é apresentada pelo Banco do Brasil, com patrocínio master dos Correios, Rolex como Relógio Oficial e Estrella Galicia como cerveja oficial. A tour conta ainda com apoio de WhatsApp, Smiles e GAC, e tem os cartões Banco do Brasil Ourocard Visa como meio de pagamento oficial.
No palco, o espetáculo se destaca pela cenografia imersiva, marcada por um vórtex de LED suspenso no centro do palco, estrutura inédita que ajuda a construir uma narrativa não linear — em sintonia com a relação singular de Gil com o tempo. As projeções dialogam com os telões de fundo e criam uma experiência sensorial única para cada espectador. Posicionado sob o vórtex, Gil surge como elo entre o esotérico e o terrestre. Antes de cantar Aqui e Agora, o artista costuma afirmar que aquele é o momento de despedida dos grandes espetáculos realizados ao longo de seus 60 anos de carreira.
Outro traço marcante de TEMPO REI é o caráter afetivo e agregador do show. Filhos, netos e familiares integram a banda que acompanha Gil pelo país, além das participações especiais — sempre mantidas em surpresa para o público. Nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Marisa Monte, Russo Passapusso e Liniker já dividiram o palco com o artista em diferentes cidades da turnê.
A crítica também reconhece a força do espetáculo. A Folha de S. Paulo destacou a serenidade, a elegância e a lucidez do artista em cena, descrevendo TEMPO REI como um adeus afetuoso de um dos maiores nomes da música brasileira.
Com direção artística de Rafael Dragaud, direção musical de Bem Gil e José Gil, e acompanhado por uma grande banda e quarteto de cordas, Gilberto Gil transforma TEMPO REI em uma celebração profunda do tempo — que, para ele, é sempre o agora.
Foto: Divulgação / Jau O verão ainda nem começou oficialmente, mas a expectativa pela estação mais quente do ano já movimenta a cena musical baiana. Entre as n...
Foto: Dodô Villar A Concha Acústica do Teatro Castro Alves será palco, no dia 21 de dezembro, às 19h, do concerto beneficente “Natal das Estrelas”, que re...
Foto: Joilson Pereira O projeto Duetos de Natal realizará duas apresentações gratuitas em Salvador nos dias 14 e 25 de dezembro, no Largo do Pelourinho e na Pr...