Let's Go Educação

Redação do Enem reflete os dilemas contemporâneos da juventude brasileira

Professora aponta temas possíveis e destaca a importância da escrita crítica e consciente na formação dos jovens

Redação do Enem reflete os dilemas contemporâneos da juventude brasileira
Jacson Gonçalves

Jacson Gonçalves

06/11/2025 7:24pm

Foto: Freepik


Às vésperas de mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cresce a expectativa entre os estudantes e professores em todo o país. Na Bahia, cerca de 428 mil candidatos devem participar da prova, que acontece nos dias 9 e 16 de novembro, marcando um momento decisivo na trajetória acadêmica de milhares de jovens.


Entre as etapas do exame, a redação se mantém como um dos maiores desafios. Além de avaliar o domínio da norma culta e a capacidade argumentativa, o texto revela como o estudante compreende o mundo e se posiciona diante das transformações sociais.


Para Bruna Guimarães, professora de redação dos Colégios Anchieta e São Paulo, em Salvador, a redação é mais do que uma simples prova: é um exercício de pensamento crítico.


“As principais dicas para um bom texto são a pertinência dos repertórios socioculturais acionados, tornando-os produtivos, e o domínio de uma argumentação em que a defesa do ponto de vista fique clara e forte”, explica.


Bruna acredita que os temas deste ano podem refletir debates urgentes da sociedade contemporânea, especialmente aqueles que envolvem a juventude e o meio ambiente. Entre as apostas estão bullying, uso excessivo de telas, relações de trabalho e ação humana sobre a natureza, temas que dialogam com o contexto social e político do país, além da realização da COP30.


“É preciso ter cautela com a elaboração do plano de texto, com a escolha vocabular, com o repertório e com a tão discutida proposta de intervenção”, reforça a docente.


A redação do Enem, avaliada em até 1000 pontos, considera cinco competências que analisam desde o domínio da escrita formal até a coerência, coesão e proposta de intervenção.


Mais do que uma avaliação, a redação do Enem reafirma a importância da formação cidadã pela palavra escrita, incentivando uma geração de jovens capazes de pensar criticamente sobre o país que constroem.