📸 Foto: José Cruz/Agência Brasil
O primeiro dia do Enem 2025 registrou 27% de abstenção, percentual próximo ao de 2024 (26,6%) e menor do que nos anos anteriores. O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o número de participantes aumentou e que a aplicação ocorreu de forma tranquila.
Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam inscritos. Ao todo, 3.240 participantes foram eliminados por motivos como uso de material impresso, descumprimento das regras dos fiscais, uso de eletrônicos e saída com o caderno de provas antes do horário permitido.
O exame foi realizado em 1.805 municípios, com o apoio de mais de 300 mil pessoas. O gabarito oficial será divulgado na quinta-feira (13).
As provas deste domingo abordaram linguagens, ciências humanas e redação. O tema da redação foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O ministro considerou o assunto atual e relevante, destacando o envelhecimento da população do país.
O presidente do Inep, Manuel Palácios, elogiou o exame, classificando-o como uma “prova linda e maravilhosa”.
A reaplicação do Enem ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro, incluindo os estudantes afetados pelo tornado no Paraná.
O segundo dia de provas, no domingo (16), trará questões de ciências da natureza e matemática.
Além de avaliar o ensino médio, o Enem segue sendo a principal via de acesso ao ensino superior, através do Sisu, Prouni e Fies.