Gente

Scholastique Mukasonga, escritora de Ruanda, destaca-se na programação internacional da Bienal do Livro Bahia

Scholastique Mukasonga, escritora de Ruanda, destaca-se na programação internacional da Bienal do Livro Bahia
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

04/04/2024 1:10pm

A escritora ruandesa Scholastique Mukasonga, conhecida por sua obra marcante e sua trajetória de sobrevivência aos massacres ocorridos em Ruanda na década de 1990, será uma das atrações internacionais da Bienal do Livro Bahia. No dia 27 de abril, no Centro de Convenções Salvador, ela apresentará o painel "Entre afetos e lutas", como parte da rica programação cultural do evento. 

Radicada na França, Mukasonga tem conquistado reconhecimento global ao abordar com sensibilidade os eventos dolorosos da história colonial de Ruanda e os conflitos étnicos que assolaram sua nação, incluindo a tragédia pessoal de perder parte significativa de sua família. A participação da autora na Bienal é apoiada pela Embaixada da França no Brasil, e para conduzir o diálogo no painel foi selecionada a jornalista e apresentadora baiana Denny Fingergut.

Nascida em 1956, Scholastique Mukasonga enfrentou a dura realidade do exílio forçado de sua família para uma região hostil de Ruanda, onde as condições de vida eram extremamente precárias e as perseguições políticas eram frequentes e violentas. A discriminação contra os tutsis, etnia da qual ela faz parte, limitava drasticamente o acesso à educação formal, sendo reservado apenas 10% das vagas nas escolas secundárias. A oportunidade de ingressar em um conceituado liceu católico em Kigali, capital de Ruanda, mudou o curso da vida de Mukasonga.

Apesar dos desafios, Mukasonga prosseguiu seus estudos na área de Assistência Social, com a intenção de retornar à sua comunidade e contribuir para melhorar as condições de vida das pessoas lá. No entanto, diante dos conflitos intensos no país, exilou-se no Burundi em 1973, onde continuou sua formação acadêmica e construiu uma nova vida. Em 1992, dois anos antes do genocídio em Ruanda, ela se estabeleceu na França, onde reside até hoje. Com sua escrita que combina oralidade, memória e imaginação, Mukasonga tem recebido inúmeros prêmios e, mais significativamente, tem promovido uma reflexão profunda sobre a condição humana.

Além de Mukasonga, outra atração internacional confirmada na Bienal do Livro Bahia 2024 é Abdi Nazemian, autor iraniano-americano, conhecido por suas obras de ficção, incluindo "Like a Love Story" e "The Chandler Legacies". O evento, que ocorre entre os dias 26 de abril e 1º de maio no Centro de Convenções Salvador, é uma realização da GL events Exhibitions e é considerado o maior evento de cultura e literatura do Nordeste.