Gente

Roberto Badaró é destaque em lista dos cientistas mais influentes do mundo

Roberto Badaró é destaque em lista dos cientistas mais influentes do mundo
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

31/10/2024 2:10pm

Foto: Renata Marques

O médico e infectologista Roberto Badaró, PhD em Imunologia e Doenças Infecciosas, figura entre os 100 mil cientistas mais influentes do mundo, de acordo com a lista de 2024 organizada pela Universidade de Stanford, em parceria com o repositório de dados acadêmicos Elsevier. Atualmente, Badaró é professor titular e chefe de pesquisa no Instituto SENAI de Sistemas Avançados de Saúde (ISI-SAS), sendo reconhecido pela categoria de “citações ao longo da carreira”.

Referência nacional e internacional em infectologia, Badaró acumulou experiências fundamentais ao longo de sua carreira. Foi chefe do Serviço de Infectologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos e diretor do Centro Estadual de Referência de AIDS na Bahia. Durante uma licença sabática, atuou como Full Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de San Diego e consultor do Instituto de Pesquisa em Doenças Infecciosas em Seattle. Sua atuação como consultor da Organização Mundial da Saúde, entre 1988 e 2006, fortaleceu sua contribuição para o desenvolvimento de políticas globais de saúde.

No Brasil, sua colaboração com o professor Edgar Carvalho resultou na criação do Serviço de Imunologia e do Laboratório de Retrovirologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos. Fundador da Fundação Bahiana de Infectologia, Badaró se destaca atualmente na condução de estudos clínicos voltados ao desenvolvimento de novas drogas antirretrovirais e vacinas para doenças parasitárias, com participação em mais de 20 estudos multicêntricos e mais de 250 publicações científicas, incluindo 151 indexadas no PUBMED.

Além de Badaró, outros dois pesquisadores do SENAI CIMATEC foram incluídos na lista de Stanford: Jailson Bittencourt, pró-reitor de Pós-Graduação, e Milena Botelho Pereira Soares, professora titular do ISI-SAS.