Gente

Professor baiano é selecionado como consultor da UNESCO

Educador foi escolhido por meio de edital que buscou pesquisadores doutores em todo o país

Professor baiano é selecionado como consultor da UNESCO
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

04/07/2024 4:36pm

Foto: Agência Dudes

O professor e pesquisador baiano, Doutor Israel Campos, foi recentemente selecionado para integrar o painel de consultores da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia & Inovação do Brasil (MCTI). A seleção ocorreu por meio de um edital que buscava pesquisadores com doutorado e experiência em áreas como Participação Social em todo o território nacional.

Doutor Israel Campos é docente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e possui um currículo extenso, incluindo títulos como Doutor em Educação, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Social e Bacharel em Humanidades pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Como consultor da UNESCO, Campos coordenou a mobilização e participação social da Conferência Regional Sul, realizada em Curitiba-PR, além de participar das reuniões em Brasília que culminarão na 5ª Conferência Nacional, prevista para ocorrer entre os dias 30 de julho e 1º de agosto de 2024. O tema desta edição será "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido".

Após analisar diversas produções científicas e tecnológicas das cinco regiões do país, Campos destaca a importância da participação social: "Foram 14 anos sem Conferências Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação que consultassem a comunidade científica, diversos governos constituintes e organizações da sociedade civil para definir o futuro do país. A diversidade foi central para essa participação ampla, incluindo pessoas historicamente excluídas do diálogo, mas que discutem Ciência, Tecnologia e Inovação, como pessoas negras, indígenas, mulheres, jovens, LGBTQIAP+, entre outros segmentos sociais", afirmou.

Comprometido com a busca de soluções para crises climáticas, um dos principais objetivos da conferência, Campos, que esteve na região sul antes das enchentes no Rio Grande do Sul, destaca a necessidade de priorizar pautas ambientais: "Para o presente e o futuro do Brasil, sugiro que a sociedade se concentre em três áreas: tecnologia alinhada às questões climáticas e ambientais; inovação ligada ao desenvolvimento social; e popularização da ciência", concluiu.