A jornalista e apresentadora da TV Bahia, Luana Assiz, deu início a uma intensa jornada de aprendizado e trocas culturais nos Estados Unidos. Única representante da América Latina, ela integra um seleto grupo de jornalistas de 16 países que foram convidados a participar do programa "Pesquisa e Investigação II Edward R. Murrow", promovido pelo Departamento de Estado norte-americano. O programa, que não aceita candidaturas espontâneas, seleciona profissionais que se destacam em suas respectivas nações pela atuação na defesa da democracia e do jornalismo investigativo.
Acompanhada de colegas de países como Albânia, Austrália, Azerbaijão, Iraque, Líbano e Vietnã, Luana participará de um intercâmbio imersivo de três semanas, que passará por Washington DC, Tampa (Flórida), Sacramento (Califórnia) e Salt Lake City (Utah). Durante esse período, os participantes irão discutir o papel do jornalismo investigativo na sociedade norte-americana, com foco em temas como corrupção, abuso de poder e o impacto das redes sociais no cenário jornalístico atual.
O pontapé inicial do programa foi marcado por um encontro com o Ph.D. em Ciência Política Stephen Farnsworth, que discutiu o federalismo e as eleições nos Estados Unidos. A experiência, realizada inteiramente em inglês, tem como objetivo não só promover o intercâmbio entre jornalistas de diferentes culturas, mas também reforçar o papel fundamental da imprensa na manutenção de sociedades democráticas e transparentes.