Gente

Morre Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira, aos 73 anos

Morre Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira, aos 73 anos
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

13/10/2024 9:25pm
O publicitário Washington Olivetto, um dos maiores nomes da publicidade no Brasil, morreu na tarde deste domingo (13), aos 73 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada inicialmente pela “Folha de S.Paulo”. Olivetto estava internado há quase cinco meses no Hospital Copa Star, devido a complicações pulmonares, e faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos.


Conhecido por suas criações marcantes, como o casal Unibanco, o icônico Garoto Bombril e a campanha da Democracia Corinthiana, Olivetto deixou um legado que revolucionou a publicidade no país. Sua trajetória começou em 1969, quando, aos 18 anos, conseguiu sua primeira oportunidade como redator em uma agência de publicidade após um encontro inusitado: ele procurava vaga de estágio quando teve o pneu do carro furado em frente à empresa. Três meses depois, já havia produzido seu primeiro comercial, para a marca Deca, que lhe rendeu o prêmio Leão de Bronze no prestigiado Festival de Publicidade de Cannes.

Descendente de italianos da região da Ligúria, Washington Olivetto nasceu no bairro da Lapa, em São Paulo, e foi inspirado pelo pai, que era vendedor, a seguir carreira na publicidade. Ao longo de sua carreira, trabalhou em algumas das principais agências do país, como DPZ, W/Brasil e WMcCann, onde consolidou sua reputação como criador de campanhas memoráveis.

Olivetto deixa três filhos: Homero, e os gêmeos Antônia e Theo. Sua morte marca o fim de uma era na publicidade brasileira, mas seu legado continuará a influenciar gerações de publicitários e profissionais da comunicação.