Gente

Luiz Caldas é atração do Viva Dulce 2024; evento acontece no dia 10 de outubro na Pupileira

Luiz Caldas é atração do Viva Dulce 2024; evento acontece no dia 10 de outubro na Pupileira
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

04/10/2024 2:00pm

Foto: André Fofano

O evento beneficente Viva Dulce 2024 acontece na próxima quinta-feira (10), na Pupileira, em Salvador, com show exclusivo do cantor e multi-instrumentista Luiz Caldas. A ação solidária visa arrecadar recursos para as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), com foco no tratamento de mulheres com endometriose, incluindo cirurgias, assistência integral e aquisição de novos equipamentos hospitalares.

A Clínica da Mulher Dona Dulcinha, parte das Obras Sociais Irmã Dulce, é referência no atendimento gratuito a pacientes com endometriose na Bahia. O montante arrecadado no evento permitirá ampliar o acesso ao tratamento para muitas mulheres que sofrem com essa doença crônica, que afeta cerca de 10% da população feminina em idade reprodutiva e provoca dores incapacitantes e infertilidade.

Em sua quinta edição, o Viva Dulce será realizado a partir das 20h e contará com serviço all inclusive do renomado buffet Vini Figueira Gastronomia. Os ingressos estão disponíveis no Sympla ou diretamente na OSID, com opções de pagamento por cartão de crédito ou PIX. A iniciativa conta com apoio do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).

Segundo a Priscila Ritt, coordenadora do Serviço de Ginecologia da OSID, o evento será crucial para reduzir a fila de espera para cirurgias, inclusive casos complexos de endometriose profunda. "Estamos falando de mulheres que sofrem com dor crônica, infertilidade e comprometimento da qualidade de vida. O Viva Dulce permitirá que a OSID ofereça mais atendimentos e cirurgias especializadas, além de suporte multidisciplinar com serviços de psicologia, nutrição e fisioterapia", explica.

A endometriose é uma condição de difícil diagnóstico, com um tempo médio de sete anos entre os primeiros sintomas e o diagnóstico final no Brasil. "Fatores culturais e limitações no sistema público de saúde contribuem para essa demora. No entanto, graças à maior visibilidade do tema nas redes sociais e pelo envolvimento de figuras públicas, as mulheres estão mais informadas, o que facilita a identificação precoce da doença", ressalta Priscila.

O show de Luiz Caldas promete ser um dos pontos altos da noite, com um repertório versátil que passeia por clássicos de Bee Gees, Roberto Carlos, Gilberto Gil e outros ícones da música. Com direção musical de Yacoce Simões, o espetáculo será marcado por um clima dançante e nostálgico, com Luiz Caldas também ao violão e guitarra, acompanhado de uma superbanda.

“O Viva Dulce é uma oportunidade de celebrar a música e, ao mesmo tempo, apoiar uma causa nobre. Será um grande baile para dançar e ajudar as Obras Sociais Irmã Dulce, algo que nunca devemos deixar de fazer”, conclui Luiz Caldas.