Gente

Executivas Hadassah Santana e Patrícia Iglesias participam do Fórum Internacional Brasil-Europa em Lisboa

Executivas Hadassah Santana e Patrícia Iglesias participam do Fórum Internacional Brasil-Europa em Lisboa
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

21/06/2024 1:09pm

Fotos: Alberto Monteiro e Ricardo Lisboa 

Após moderar o Painel de Portos no II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, realizado em Salvador pelo Ibrades e ACB, a executiva de logística portuária Patrícia Iglesias foi convidada para o FIBE - Fórum Internacional Brasil-Europa, que acontecerá em Lisboa nos dias 24 e 25 de junho.

O Fórum de Integração Brasil-Europa, uma associação sem fins lucrativos, promove debates, eventos e estudos para aproximar cultural, econômica e socialmente o Brasil e a Europa, com foco especial em Portugal e nos países lusófonos. Iglesias debaterá sobre a importância de investimentos na Economia do Mar, destacando os desafios que a tributação impõe ao desenvolvimento do setor no Brasil. Este tema é crucial para entender a relação entre tributação, investimento e a economia marítima, que impacta diretamente o crescimento e a competitividade dos portos brasileiros, essenciais para as exportações do país.

Iglesias e Hadassah Santana se juntarão a figuras políticas e acadêmicas de destaque, incluindo o Ministro do STF Gilmar Mendes, os senadores Ângelo Coronel e Wellington Fagundes, o diretor da ANTT Guilherme Sampaio, o presidente da CNTT Vander Costa, os deputados federais Pedro Paulo e Joaquim Passarinho, o diretor do Departamento de Economia da OCDE Luiz de Mello e o conselheiro europeu Joaquim Oliveira.

“O setor portuário brasileiro já está se modernizando para atender às demandas internacionais de eficiência operacional, cibersegurança e sustentabilidade. Embora muitos terminais privados tenham adotado tecnologia de ponta e práticas competitivas, ainda enfrentamos desafios regulatórios e de integração modal, especialmente ferroviária. A Europa possui expertise e interesse em investir no setor”, explica Iglesias.

Hadassah Santana reforça a importância da economia do mar para o desenvolvimento regional e nacional, destacando seu potencial para gerar empregos, promover inovação e descentralizar a economia. "Setores como pesca, aquicultura e turismo costeiro oferecem oportunidades significativas de desenvolvimento local, especialmente em comunidades costeiras, e atraem receitas através do turismo. Neste momento de reforma tributária, onde incentivos fiscais regionais estão sendo reconsiderados, o investimento em infraestrutura portuária será crucial para reduzir custos logísticos e favorecer o comércio interno e a distribuição equitativa de riqueza.”

Patrícia Iglesias e Hadassah Santana acreditam que a economia do mar pode aliviar pressões fiscais no pós-reforma tributária, criando um ciclo virtuoso de desenvolvimento equilibrado e resiliente, beneficiando toda a sociedade.