Líder Espírita Divaldo Franco está internado para tratamento de Câncer na Bexiga
O médium e líder espírita Divaldo Franco, fundador do Centro Espírita Caminho da Redenção e da Obra Social Mansão do Caminho, encontra-se internado no Hospital ...
Foto: Aluísio Neto
Na manhã da última quinta-feira (23), a Assembleia Legislativa da Bahia homenageou a empresária Luiza Trajano, presidente do Conselho do Grupo Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, com o Título de Cidadã Baiana. A honraria foi proposta pela deputada Ludmilla Fiscina (PV) e entregue em uma sessão especial na Casa.
A cerimônia, coordenada pela deputada Ludmilla Fiscina, contou com a presença de várias autoridades. A mesa foi composta pela presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Soane Galvão (PSB); pelas deputadas Fabíola Mansur (PSB), procuradora especial da Mulher, e Olívia Santana (PCdoB); pela líder do Grupo Mulheres do Brasil em Salvador, Isabela Guimarães; pela secretária estadual em exercício de Políticas para as Mulheres (SPM), Aldinha Sena; pela defensora pública Mônica Aragão; pela vice-presidente da Fieb, Renata Lomanto Carneiro; e pelo prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto.
Ludmilla Fiscina expressou sua “imensa alegria” pela homenagem a Luiza Trajano, destacando a liderança da empresária, especialmente à frente do Grupo Mulheres do Brasil. A deputada elogiou a atuação de Luiza em questões sociais, como a implantação de cotas para negros na empresa e seu apoio durante a pandemia de Covid-19, ajudando mais de 300 municípios baianos.
"A concessão do Título de Cidadã Baiana à Luiza Trajano visa fortalecer todas as mulheres que se inspiram em sua liderança. Ela sempre diz que não pode ser apenas uma estrela, mas várias. Como deputada estadual, também tenho que ser um espelho para outras mulheres", afirmou Ludmilla Fiscina.
As deputadas Soane Galvão, Fabíola Mansur e Olívia Santana também elogiaram Luiza Trajano. Soane destacou a gratidão da Bahia pela contribuição de Luiza, enquanto Fabíola Mansur ressaltou o exemplo inspirador da empresária. “Devemos defender todas as mulheres, independentemente de nossas diferenças”, disse Fabíola.
Olívia Santana enfatizou a luta e o mérito de Luiza Trajano em promover a diversidade e inclusão em suas empresas. “Ela nunca abre mão de inovar e de reconhecer a importância da questão social no Brasil”, comentou Olívia.
O prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, confessou estar em processo de desconstrução machista e elogiou a trajetória de Luiza. “Temos que nos inspirar em pessoas que, além de bem-sucedidas, são humanas e promovem emprego e renda”, afirmou.
Isabela Guimarães, líder do Grupo Mulheres do Brasil, destacou a honra de ter Luiza Trajano como conterrânea. “Agradecemos por tudo o que você simboliza. Seu projeto Unidos pela Vacina alcançou 333 municípios baianos e mais de 4 mil em todo o Brasil”, disse Isabela.
Representando o Governo do Estado, Aldinha Sena, trouxe citações de Conceição Evaristo e Bell Hooks para descrever a essência de Luiza Trajano. Ela destacou o papel transformador e inspirador de Luiza, especialmente para as mulheres.
Trajetória - Ao receber a honraria, Luiza Trajano revelou seu vínculo com a Bahia, lembrando de seu avô baiano de Jequié. Ela compartilhou sua trajetória como empresária e a importância das cotas para corrigir desigualdades. “Nunca tínhamos olhado para o deficiente. Daquele dia em diante, levamos as cotas a sério para acertar uma desigualdade”, relatou.
Luiza destacou a geração de emprego como prioridade. “O emprego gera dignidade e ajuda a superar a marca de quase 400 anos de escravidão”, afirmou.
A empresária enfatizou os valores adquiridos desde a infância e seu compromisso com a diversidade e inclusão. “Nunca larguei de ser eu mesma, de ser mulher, de enfrentar desafios. Na nossa empresa, discriminação de qualquer natureza resulta em demissão por justa causa”, declarou.
Grupo Mulheres do Brasil - Orgulhosa de liderar o Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Trajano reafirmou sua crença nas políticas públicas para transformar o Brasil. Sobre a política partidária, destacou sua neutralidade e o respeito pela democracia. “A Democracia é a minha base. As pessoas têm o direito de ser o que são”, disse.
Para a recém-cidadã baiana, a homenagem aumenta sua responsabilidade. “Não tenho medo de gritar e de falar o que sinto. A gente vai continuar lutando juntos para fazer o Brasil de hoje!”, concluiu.
O médium e líder espírita Divaldo Franco, fundador do Centro Espírita Caminho da Redenção e da Obra Social Mansão do Caminho, encontra-se internado no Hospital ...
O cantor e compositor Carlinhos Brown, aniversariante deste sábado (23), aproveitou a data para comemorar também a filha, Clara, nascida na mesma data. Em u...
Caetano Veloso usou das suas redes sociais para parabenizar seu filho primogênito, Moreno Veloso que completa 52 anos de idade, nesta sexta (22). “Moreno tem...