Gente

Daniela Borges é reeleita presidente da OAB-BA para o triênio 2025-2027

Daniela Borges é reeleita presidente da OAB-BA para o triênio 2025-2027
Da Redação

Da Redação

20/11/2024 1:24pm

Foto: Angelino de Jesus / OAB-BA

A advogada Daniela Borges, da chapa “União pela Advocacia”, foi reeleita presidenta da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) para o triênio 2025-2027. A eleição ocorreu nesta terça-feira (19), no Shopping da Bahia, em Salvador, e em 49 pontos de votação distribuídos pelas 37 Subseções do interior do estado. Com 107 urnas apuradas, Daniela obteve 11.329 votos, o que corresponde a 54,22% dos votos válidos, derrotando a chapa “Muda OAB”, que recebeu 9.562 votos (45,78%).

Daniela, que liderou a OAB-BA entre 2022 e 2024, foi a primeira mulher a ocupar a presidência da Seccional baiana da OAB em seus 92 anos de história. Agora, ela dará continuidade ao seu trabalho à frente da instituição, com posse marcada para 1º de janeiro de 2025. A nova diretoria será composta também pelo vice-presidente Hermes Hilarião, a secretária-geral Cléia Costa, o secretário-geral adjunto Raphael Pitombo e o diretor tesoureiro Daniel Moraes.

Em seu discurso de vitória, Daniela agradeceu a confiança da advocacia e afirmou que seu compromisso para o próximo triênio é ampliar as ações e projetos que impactem positivamente a classe. “Vamos fazer com a advocacia e para a advocacia. O nosso compromisso é avançar ainda mais”, declarou.

Daniela Borges, que é advogada tributarista com mais de 20 anos de experiência, é também professora titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Faculdade Baiana de Direito. Natural de Itapetinga, no interior da Bahia, ela cursou a graduação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também obteve seu Mestrado em Direito Tributário. Atuante na OAB-BA desde 2013, Daniela foi conselheira seccional, diretora tesoureira e, durante a gestão do ex-presidente Luiz Viana, se tornou a primeira mulher a presidir a Seccional. Ela também presidiu a Comissão Nacional da Mulher Advogada e foi conselheira federal da OAB pela Bahia.

A eleição foi marcada por um expressivo engajamento da advocacia baiana, que reafirmou sua confiança na continuidade do trabalho de Daniela Borges, com o compromisso de fortalecer a representatividade e os direitos da classe.