Gente

Baiano figura na lista dos melhores CIO's do Brasil eleitos pela Forbes

Baiano figura na lista dos melhores CIO's do Brasil eleitos pela Forbes
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

04/08/2024 7:26pm

O CIO do Grupo Gerdau, Gustavo França, é o único baiano a figurar na lista Forbes dos 10 Melhores CIOs do Brasil, divulgada na quinta-feira (31). França iniciou sua carreira na empresa como estagiário em 1999 e, duas décadas depois, assumiu o cargo de CDO/CIO global. Nascido na Bahia, França se autodenomina um “curioso por definição”. Foi no campo da tecnologia que encontrou sua verdadeira vocação, ensinando informática e computação básica, atuando como monitor de matemática e cálculo na faculdade, explorando estatística e se apaixonando por ciência de dados. 

Com essa mentalidade, França ascendeu na Gerdau, chegando a liderar a estruturação do Office de Inovação da empresa no Vale do Silício. Em 2019, retornou ao Brasil como CIO global, assumindo desafios significativos. Durante a pandemia, foi responsável por viabilizar o modelo de anywhere office, monitorar quase mil fornos e motores com a ajuda de IA para manter o fluxo industrial, criar uma plataforma autônoma de compras (Gerdau Autonomous Buying Intelligence, ou Gabi), e implementar uma rede privativa 5G na smart factory de Ouro Branco, em Minas Gerais – a primeira indústria do aço na América Latina a possuir uma rede do tipo.

Em suas redes sociais, França destacou a felicidade em fazer parte da lista. "Estou muito feliz em fazer parte da lista dos Melhores CIOs do Brasil, publicada pela Forbes Brasil. Divido esse reconhecimento com todos os colegas da Gerdau, e em especial o meu time de digital e tecnologia, que atua diariamente para contribuir com soluções inovadoras para os desafios do nosso negócio". 

"Iniciei minha trajetória na Gerdau há 25 anos como estagiário e tive a oportunidade, neste período, de passar por diversos desafios e posições até assumir a liderança da área em 2019. Ao longo de todo este tempo, a mudança mais profunda que vi foi que a área de tecnologia deixou de ser suporte para ser habilitadora dos negócios. Nossas equipes estão cada vez mais preparadas para, de fato, apoiar na transformação dos modelos de negócio e processos, a partir de uma cultura organizacional focada nas pessoas e orientada por um mindset digital. Seguimos empoderando as pessoas para construírem um futuro ainda mais inovador, tecnológico e digital na indústria do aço".

Na lista, figuram ainda nomes como Fábio Criniti, diretor de TI da Heineken Brasil; Josilda Saad, CDO/CIO da Suzano; e Leandro de Paula, diretor de tecnologia Latam da Amazon.