Gastronomia

Vale do Capão recebe primeira edição do Festival Gastronômico do Capão no segundo semestre de 2022

No coração da Chapada Diamantina, o Vale do Capão exalará culinária, turismo e cultura, com 38 estabelecimentos confirmados

Vale do Capão recebe primeira edição do Festival Gastronômico do Capão no segundo semestre de 2022
Marcello Fontes

Marcello Fontes

05/05/2022 10:00pm

No embalo dos grandes festivais de gastronomia, o encantador Vale do Capão, na Chapada Diamantina – um dos destinos ecoturísticos mais procurados da região e uma vila escondida debruçada na beleza entre montanhas e cachoeiras -  recebe edição de estreia do Vale dos Sabores “Festival Gastronômico do Capão”, de 26 a 31 de julho, reunindo 38 estabelecimentos,   celebrando as raízes e a diversidade da culinária local, temperadas com doses de culinária, turismo e cultura, para amantes da gastronomia.  

Nesta primeira edição, o evento promete movimentar a vila, com diversas atividades como pratos do festival, feira gastronômica e agroecológica, oficinas de culinária tradicional e vegana, visitas aos produtores locais e atrações culturais. Na seara gastronômica, a estrela das caçarolas será mesmo a Jaca, que será ponto de partida de uma das mais famosas e requisitadas criações gastronômicas do vale, o palmito de jaca, motivo de inspiração e criação de chefs e cozinheiros locais traduzidos em saborosos pratos.  

Com a curadoria da chef Rosa Gonçalves, pesquisadora da cozinha de raiz da Bahia, o projeto tem produção da Araçá Cultura e Meio Ambiente e Ilimitado, e apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. “Vale dos Sabores é um Festival que tem como objetivo dar visibilidade e valorizar a gastronomia do Vale do Capão, celebrando suas raízes e diversidade. O Festival traz a junção da Tradição (cozinha de raiz) e do Contemporâneo. Veio para ficar no calendário de eventos de gastronomia da Bahia e do Brasil”, afirma Rosa.

A dupla de empresários e sócios, Isabela Melo e Diego Rezende, da deliciosa Padoca Cumaru, aposta na pizza para o festival. Isso mesmo. Por lá, a protagonista é a pizza - seguindo a linha de fermentação 100% natural, assim como acontece na fabricação de brioches, pães italianos e muito mais – com sabor de banana da terra, queijo coalho e mel nativo do Vale do Capão. “Buscamos trazer elementos regionais, como o mel, comprando diretamente o produto na mão dos produtores da apicultura da região”, adianta Diego. Na Pousada do Capão, o prato da vez é um exótico Curry de proteína de jaca, com lascas de coco seco, maturi, licuri verde, tomatinho cereja, páprica picante, gengibre, acompanhado de arroz vermelho, peixinho empanado e quiabinho refogado, provocando uma explosão de cores, sabores e aromas. 


Tem mais...


O set list dos restaurantes participantes são:  Bendito Restaurante da Pousada Lagoa das Cores, Natural Bistrô, O Galpão, ÔXE! Restô, Restaurante Candeia, Cozinha Criativa  Chef Gaston, Pizza na Fogueira, Casarão Josemar Rocha, Clube das artes, Bistrô Pimenta Rosa, Padoca Cumaru Padaria e Pizzaria, Varanda Pizzaria e Restaurante, Comida caseira dona Beli, Café Nuvalle, Love Italia, Godozeiras do Vale, Bar e restaurante Flamboyam, Pastelaria e Comida Caseira da Dalva, Pico do açaí, Gatto Sete Bistrô, Adega de Bai, Bistrô Orquídea Negra, Pizzeria Maria Bunita , Avalon - lendas do Capão, Alma bistrô , Espaço Matagal, Nori Sushi Vale do Capão, Vale Cristal, D.Si comida caseira, Deguste o Brasil , Pizzaria Especiaria  da casa, Pizzaria Capão Grande, Lanchonete Licuri, Nutrir Café, Céu 7, CapãoZeru's, Churrots do Capão, Princesas das Empadas, Sofistiqué (Sorveteria e Cia), Licoteria do Palito e Ganguea Drinks



Image caption