Gastronomia

Porto Seguro se prepara para sediar a 2ª edição do Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro

Porto Seguro se prepara para sediar a 2ª edição do Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro
Da Redação

Da Redação

05/04/2022 6:00pm

Porto Seguro está no mapa dos roteiros litorâneos preferidos pelos viajantes que escolhem o sul da Bahia como destino. A cidade ostenta praias tranquilas, farta rede hoteleira e gastronômica e bem servida infraestrutura de serviços

Além dos 85 quilômetros de praias, Porto Seguro, a primeira cidade brasileira criada pelos portugueses no ano de 1535, oferece aos turistas muitas atrações, parques e passeios incríveis, todos recheados de história. 

Quem vai a Porto Seguro conhece um dos pontos mais antigos do país que retrata a herança colonial. Patrimônio Histórico Nacional e Patrimônio Natural da Humanidade, o Centro Histórico de Porto Seguro tem casas coloridas do século XVI, duas igrejas, um museu, o farol, as ruínas da antiga escola dos seminaristas e muito artesanato. Uma visita ao Memorial da Epopeia do Descobrimento também rende outro mergulho na história do Brasil.

A cidade é versátil e agrada a pessoas de todas as idades, desde aquelas que buscam badalação aos que procuram sossego. Esse público variado se deve ao fato de que o município está dividido em diferentes distritos, e engloba também destinos como Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. 

As praias de Porto Seguro são atrações à parte. A de Mundaí tem uma boa estrutura, mar tranquilo, às vezes, com ondas mais fortes. A de Taperapuã  tem águas calmas e mornas, com areia fina, fácil acesso a comidas e bebidas. A do Mutá é uma das mais tranquilas de Porto Seguro. Localizada na divisa com Santa Cruz de Cabrália, não tem tanto agito, ideal para quem quer mais sossego e descanso.

Outra praia que deve entrar no roteiro dos viajantes é a Coroa Vermelha com ondas fraquinhas, ideal para quem quer um pouco de tranquilidade e está com crianças. Na maré baixa a praia fica ainda mais rasa e é um bom destino para praticar esportes, como stand up paddle ou kitesurf.

 Os passeios em Porto Seguro também são imperdíveis, entre eles, uma visita ao Parque Marinho do Recife de Fora, uma área de piscinas naturais, ótima para praticar snorkeling, ver corais e diferentes cardumes de peixes, e à Reserva Pataxó da Jaqueira, onde os visitantes conhecem os hábitos, artesanato, danças e costumes.

A gastronomia é uma atração a parte. Fruto de uma rica herança cultural deixada pelos negros, indígenas e colonizadores europeus, a culinária da Bahia é uma diversidade de cores que se misturam com sabores e aromas: pratos com muito azeite de dendê, leite de coco, frutos do mar, pimentas variadas, carregadas de sensações e experiências degustativas inesquecíveis.

Neste contexto, visando levar o consumidor a experimentar e vivenciar a gastronomia da Bahia, acontece entre os dias 12 e 30 de abril, a 2ª edição do Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro, com o tema “Gastronomia, História e Cultura”. A proposta é contar, através da culinária, as influências e personagens envolvidos em diversos pratos e suas preparações. 

Organizado pela Abrasel Costa do Descobrimento, correalização da Prefeitura de Porto Seguro, Senac e Sebrae e apoio institucional da ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e TV Santa Cruz, o evento é ansiosamente aguardado pela cena turística e gastronômica do município. A expectativa se deve aos resultados da edição anterior, que contou com a participação de empreendimentos de Porto Seguro, Caraíva, Trancoso e Arraial d’Ajuda, tornando-se sucesso de público, vendas e engajamento. 

Estabelecimentos interessados em participar do evento deverão realizar a inscrição até o dia 14 de março de 2022. O link com o regulamento e formulário de inscrição está disponível na bio do instagram do Festival @raizesdeportoseguro. Ao participar, o restaurante terá acesso a diversos benefícios, dentre eles mentorias exclusivas oferecidas pelo Sebrae e Senac.