Gastronomia

CREMA, sorveteria baiana, disputa na Itália prêmio de melhor gelato mundial

CREMA, sorveteria baiana, disputa na Itália prêmio de melhor gelato mundial
Da Redação

Da Redação

18/09/2023 6:30pm

A Crema Gelato, referência em sorvete artesanal e eleita a melhor sorveteira de Salvador estará presente na maior competição de gelato mundial da Itália, a Copa do Mundo de Gelato, através do chef Frederico Samora, que assina todos os deliciosos sabores da Crema. 

Apaixonado pela arte da gelateria, Frederico Samora é um dos melhores chefs do mundo que vai representar o Brasil na Copa do Mundo de Gelato da Itália, na cidade de Rimini de 21 a 23 de janeiro de 2024. O evento acontece na SIGEP, considerada a maior feira dedicada a gelateria, confeitaria, panificação e café do mundo.

O evento é uma competição mundial que acontece a cada dois anos dedicado ao mercado de sorvetes e que traz discussões das novas tendências do setor dos gelatos artesanais no âmbito internacional.  A Copa do Mundo de Gelato envolverá profissionais de sorveteria, confeitaria, chocolateria e escultura em gelo de todo o mundo e será composto por especialistas e chefs dos cinco continentes que elegerá o melhor país em gelateria artesanal. Ao todo 12 países vão participar da competição.

O motivo que levou o chef Samora a conquistar o direito de ir para Itália e levar o conceito da Crema como um império de gelato que une técnicas italianas e frutos regionais, se deu através do título de capitão da equipe brasileira desde 2012. Após 4 prêmios na Itália entre 2006 e 2012, o chef organiza a equipe para participar das eliminatórias Latino Americanas que acontecem sempre em Buenos Aires. Após a pandemia as eliminatórias voltaram a acontecer em 2022, onde a equipe brasileira liderada por Frederico Samora conquistou o vice-campeonato e a vaga para o mundial de 2024. 

Com descendência italiana, Frederico vem desde 2001 se dedicando às receitas de gelato da sua família, com muita tradição. Ele já representou o Brasil em 8 campeonatos mundiais de gelato e 1 campeonato de mundial de confeitaria Juniors como auxiliar técnico da equipe Brasileira.  Para ele é de extrema importância para sua carreira participar de um evento de grande porte, além de levar a Crema Gelato para um reconhecimento internacional como a Copa do Mundo de Gelato da Itália 

“Fazer gelato é uma paixão, o sorvete é um alimento em que durante 20 minutos reúne famílias, jovens e idosos, nesse mágico momento onde as pessoas se transformam em crianças, é isso que o mundo precisa, a pureza de espírito e a paz das crianças. Em uma gelateria nos tornamos crianças e recarregamos as baterias para voltar à rotina, por isso, tenho comigo um slogan pessoal:  o gelato alimenta o corpo e refresca a alma”, declara Samora.