Gastronomia

Churrasco Japonês é o grande destaque do Entre Brasas Festival

O público terá a oportunidade de degustar a carne mais nobre e saborosa do mundo, a japonesa wagyu

Churrasco Japonês é o grande destaque do Entre Brasas Festival
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

14/09/2023 3:50pm

Além das estações de churrasco raiz que já fazem tanto sucesso no Entre Brasas Festival, nessa primeira edição realizada em Salvador, nos dias 16 e 17 de setembro, no Arena Parque Santiago, das 12 às 20 horas, o evento oferecerá estações especiais de churrasco japonês (yakiniku style) com cortes da carne japonesa wagyu 100% koobeef. Essa iguaria asiática é considerada uma preciosidade gastronômica que encanta paladares pelo mundo afora. Originada de quatro raças japonesas de gado de corte, como o famoso Bife Kobe, a carne Wagyu é resultado de uma criação meticulosa, com animais dóceis e uma alimentação diferenciada que proporciona marmoreio especial. É uma carne mais saudável, que possui alto teor de gordura intramuscular rica em ácidos graxos insaturados. 

“Estou muito feliz com a possibilidade de ofertar ao público uma das carnes  mais nobres do mercado e a sua técnica de preparação. O evento é muito mais comida, é viver a experiência do churrasco, promover a imersão do participante no universo do fogo. Somos o único a operar com edições especiais orientais, envolvendo o churrasco japonês e o Korean bbq”, celebra a chef Emanuele Nascimento, idealizadora do festival e assadora profissional, que ficará à frente do preparo do churrasco de sabor inigualável da Wagyu. 

Inspirado nos grandes festivais de churrasco do mundo, o festival itinerante nasceu para ser muito mais que um lugar onde se pode comer churrasco, ele oferece gastronomia, cultura e música numa experiência única. Além das delícias preparadas na brasa, durante os dois dias, o evento também proporcionará entretenimento de qualidade com shows do Duo Pop, da banda Monarka, do grupo Horda e DJ Pirraça. Tudo isso regado ao sabor das cervejas artesanais, num encontro de  diversão para amigos e famílias Para crianças e adolescentes, além dos brinquedos, do Churros, pipoca e picolé, estará disponível o day use da quadra de esportes, com direito a instrutores. E, o melhor de tudo: a entrada é gratuita, tornando festa acessível a todos.

O festival contará com doze estações de churrasco, cada uma oferecendo uma opção deliciosa para os apreciadores da carne. No menu: Costela fogo de chão, Leitão pururuca, Salmão pranchado, Cupim no varal, Bife de chorizo, Linguiça defumada e choripan, Hamburguer, Arroz carreteiro, costelinha BBQ. Nas Estações de carne japonesa “wagyu”: Yakiniku style e Carne do sol. Para garantir a excelência do churrasco, foi selecionado um time de assadores experientes para comandar as estações: Diogo Monteiro, Neto Cbx, Bruno Pirovani, Ícaro Daltro, Karol Mozer, Pablo Araújo, Paulo Rosa,  Pinho e a chef Emanuele Nascimento. Eles trarão suas expertises e criatividade para agregar ainda mais sabor ao festival. “São profissionais que já atuam em alguns festivais e têm toda a bagagem para fazer a revolução”, afirma a Emanuele.

Capacitação Gratuita - Com o objetivo de trabalhar a cultura do churrasco, da cozinha de fogo, o festival não se limita apenas ao prazer gastronômico e à diversão. O evento conta com uma nobre ação social que traz capacitação gratuita, conhecimento, oportunidade de trabalho e formação de profissionais. É a 1ª Edição do Curso de Churrasqueiro que ocorre nos dias 15 a 17 de setembro, em parceria com Empreenda Salvador da secretaria de desenvolvimento. “Eu trabalho há anos à frente da formação de profissionais, tanto no churrasco como no açougue. Já formei mais de 3500 alunos. Agora dou um passo importante que é a capacitação gratuita para pessoas de baixa renda em churrasco profissional”, comemora a Chef Emanuelle. “O setor da carne emprega muito. Essa iniciativa de oferecer formação gratuita, com chefs bem posicionados no mercado, tem como objetivo enviar assadores para outros estados”, acrescenta. Os alunos ganham fardamento, transporte, alimentação, material didático e certificado.