Finanças

Salvador cresceu em VGV em fevereiro de 2024, no comparado ao mesmo período de 2023

Salvador cresceu em VGV em fevereiro de 2024, no comparado ao mesmo período de 2023
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

12/04/2024 2:28pm

A capital baiana apresentou em fevereiro de 2024 um crescimento de 4,3% em VGV no comparativo com o mesmo período de 2023, O valor geral de vendas foi de R$ 169 milhões. Os números foram apresentados nesta quinta-feira (11) pela BRAIN Inteligência Estratégica, em pesquisa contratada pela ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia). 

Apesar do resultado positivo em VGV, houve queda de 26,1% no número de unidades vendidas. Esses dados refletem um comportamento que Salvador vem vivenciando: a venda de empreendimentos com valores maiores, que se confirma com os lançamentos das unidades padrão luxo em janeiro e fevereiro de 2024, que totalizaram 11,1% das unidades lançadas. 

Os bairros de Piatã, Pituba, Horto Florestal e Jaguaribe aparecem entre os que tiveram mais  unidades vendidas, totalizando 35,3% das vendas em Salvador. Quando analisada a participação em VGV, o Horto Florestal, bairro com predominância dos lançamentos padrões luxo e super luxo, dominou 20,6% do VGV da capital baiana.

Outro aspecto positivo apresentado pela análise do primeiro bimestre está relacionado ao estoque de unidades. Das 5.360 unidades disponíveis em Salvador e Região Metropolitana, 81% do estoque está dentro do ciclo-mobiliário, ou seja, foram lançados no período de 1 ano. "Isso é importante porque mostra que o mercado está vivo, dinâmico", explica Claubert Barreto, consultor Norte e Nordeste da BRAIN. 

A análise do mercado imobiliário contratada pela ADEMI-BA também trouxe importantes dados do cenário nacional, reforçando pontos favoráveis do macroambiente para o setor em 2024. O rendimento médio da população brasileira cresceu, alcançando a faixa de R$ 3 mil, o melhor momento dos últimos 10 anos. Além da renda média em crescimento, a economia vivencia a diminuição da taxa de juros e um bom movimento de crédito imobiliário. "São três pilares importantes e que sustentam o mercado: crédito imobiliário, taxa de juros e rendimento da sociedade. O ano de 2024 apresenta boas previsões nestes três pontos", diz Cláudio Cunha, presidente da ADEMI-BA.