Diversidade e inclusão

Salvador sedia Congresso Inclusão em Foco nos dias 20 e 21 de setembro

Salvador sedia Congresso Inclusão em Foco nos dias 20 e 21 de setembro
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

19/09/2025 9:30pm

Foto: Marco Brozzo

A capital baiana vai receber, nos dias 20 e 21 de setembro, o Congresso Inclusão em Foco, que propõe um mergulho de dois dias em debates, palestras e experiências voltadas para a inclusão social. O evento será realizado no CECBA, no bairro do Costa Azul, e reunirá profissionais, pesquisadores e apoiadores da causa.

Com o lema “Os 2 dias que transformarão os outros 363”, o congresso busca estimular a transição da teoria para a prática, incentivando a aplicação diária de ações inclusivas em diferentes contextos. O objetivo é que cada participante saia do encontro com ideias e estímulos para se tornar um agente de transformação social.

Entre os palestrantes confirmados estão nomes de referência como Luciana Brites (pedagoga e psicopedagoga), Willian Chimura (pesquisador), Fernando Lauria, Juliana Rocha, Tábata Cristine e Lucelmo Lacerda.

Um dos destaques da programação é o influencer, escritor e jornalista Fernando Campos, conhecido pelo trabalho em defesa da inclusão e pela forma acessível com que aborda temas como diversidade, representatividade e superação de barreiras. Campos, que soma uma grande comunidade nas redes sociais, utiliza sua experiência pessoal e profissional para inspirar e conscientizar sobre a importância de uma sociedade mais justa e plural. No congresso, ele vai compartilhar reflexões sobre como a comunicação pode ser um instrumento poderoso de transformação e acolhimento.

O comunicólogo destaca que a luta da pessoa com deficiência acontece de janeiro a janeiro. "A luta acontece todos os dias, não cessa. Mas essas datas, como setembro, que é o mês da pessoa com deficiência, dia 21 de setembro, que é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, vem exaltar, celebrar as conquistas que a causa vem alcançando, bem como trazer luz a esse tema e mostrar à sociedade que o que nós precisamos é de oportunidade, de espaço, que a sensibilidade não é um favor, é um direito, que as leis existem, mas precisam ser cumpridas". 

"Eu digo que o congresso está aí justamente para isso, para que as pessoas com deficiência tenham lugar de fala, para que elas possam estar na mídia, possam se unir, para que a gente consiga chegar cada vez mais longe. Eu estou extremamente feliz, de no Dia da Pessoa com Deficiência, levar a minha palestra para Salvador e dividir um pouco da minha experiência, da minha vivência com tanta gente legal nessa terra que eu amo tanto, que eu tenho tantas histórias. O dia 21 de setembro foi escolhido pela proximidade com o início da primavera, com o dia da árvore, para mostrar com isso que uma sociedade inclusiva é muito mais sustentável.", completou Campos.

Além das discussões, o congresso pretende criar um espaço de conexões e trocas de experiências que fortaleçam a construção de uma sociedade mais inclusiva. O Congresso Inclusão em Foco é aberto a profissionais de diferentes áreas, estudantes e todos que desejam ampliar sua atuação em iniciativas de impacto social. Mais informações no site do evento.