Business

Sondagem da Ponte Salvador-Itaparica chega ao fim: profundidade equivale a duas vezes e meia o Elevador Lacerda

Sondagem da Ponte Salvador-Itaparica chega ao fim: profundidade equivale a duas vezes e meia o Elevador Lacerda
Da Redação

Da Redação

07/04/2025 2:20pm

Foto: Divulgação 

A etapa de sondagem geotécnica para a construção da tão aguardada Ponte Salvador-Itaparica foi oficialmente concluída nesta semana, após 12 meses de intensos trabalhos na Baía de Todos-os-Santos (BTS). Os resultados foram apresentados nesta sexta-feira (4) pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), em parceria com a Concessionária Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, durante encontro com especialistas da comunidade acadêmica.

O levantamento alcançou um marco inédito no Brasil: 200 metros de profundidade para coleta de amostras intactas do solo marinho, o equivalente a duas vezes e meia a altura do Elevador Lacerda. A profundidade excepcional permitirá a definição precisa das fundações da ponte, considerada uma das obras de infraestrutura mais estratégicas do estado.

Os trabalhos começaram em terra firme, no município de Vera Cruz, avançaram para áreas de até 10 metros de lâmina d’água e culminaram no canal central da BTS, com sondagens em 67 metros de profundidade submersa. Ao todo, 105 furos foram realizados ao longo do traçado da ponte, com parte do material analisado em um laboratório de alta tecnologia instalado no canteiro de apoio.

As análises revelaram diferentes perfis geológicos ao longo do trajeto. Do lado da Ilha de Itaparica, foram encontrados dois quilômetros de material mais jovem e homogêneo. Já no trecho em direção a Salvador, o solo mostrou maior complexidade, com camadas alternadas de sedimentos e rochas de diferentes resistências — reflexo da formação geológica da baía, que varia de 66 milhões a 241 milhões de anos, conforme o local.

Para garantir a qualidade das amostras, foram utilizados equipamentos de alta precisão importados da China, com tecnologia inédita no Brasil. “Esses equipamentos asseguraram a estabilidade do processo e a integridade morfológica das amostras”, explicou Claudio Villas Boas, CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica. “Com isso, garantimos segurança e um projeto de engenharia preciso para construir a melhor ponte para os baianos”, completou.

Com a sondagem finalizada, a próxima etapa será a finalização do projeto das fundações da ponte, seguida pela mobilização dos canteiros de obras, aproximando ainda mais o início da construção do equipamento que promete transformar a mobilidade e a economia do Recôncavo e do sul da Bahia.