Business

Wilson Andrade recebe Medalha Conde dos Arcos e é homenageado pela Associação Comercial da Bahia

Com trajetória de destaque no setor produtivo, economista é reconhecido por quase 50 anos de contribuição à ACB e ao desenvolvimento da Bahia

Wilson Andrade recebe Medalha Conde dos Arcos e é homenageado pela Associação Comercial da Bahia
Jacson Gonçalves

Jacson Gonçalves

28/07/2025 2:16pm

Foto divulgação 



A Associação Comercial da Bahia (ACB) concedeu sua mais alta honraria, a Medalha Conde dos Arcos, ao economista Wilson Andrade, em reconhecimento à sua trajetória empresarial e aos serviços prestados à sociedade baiana ao longo de quase cinco décadas. A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (28), na sede da entidade, no Comércio, e também marcou a posse da nova presidente da ACB, Izabela Suarez, eleita para o biênio 2025/2027, e do empresário Paulo Cavalcanti como presidente do Conselho Superior. A homenagem a Wilson Andrade foi sugerida por Cavalcanti e aprovada por unanimidade pela Diretoria e Conselho da ACB.


Membro Nato do Conselho Superior da instituição, Wilson Andrade ingressou na ACB em 1973 e presidiu a entidade por dois mandatos, nos biênios 1981/1983 e 1983/1985. Ele segue sendo o presidente mais jovem que a instituição já teve. Em seu discurso de agradecimento, ressaltou a importância de representar não apenas o comércio e os serviços, mas também o agro, a indústria e os profissionais liberais. “Esta casa permanece atual e fiel aos princípios que nortearam sua fundação, com permanente compromisso com o desenvolvimento da Bahia e do Brasil”, declarou o homenageado.


Criada em 1986, a Medalha Conde dos Arcos homenageia empresários que se destacam pelo desenvolvimento econômico, social e cultural da Bahia. A honraria leva o nome do último vice-rei do Brasil, Dom Marcos de Noronha e Britto, que governou a Bahia entre 1810 e 1818, deixando um importante legado de infraestrutura e educação. Antes de Andrade, nomes como Norberto Odebrecht, João Batista de Andrade, Henri Slezynger e Eduardo Morais de Castro também foram condecorados.


Empresário com vasta experiência nas áreas de fusões, relações internacionais e inovação industrial, Wilson Andrade tem atuação marcante em entidades como a Associação Brasileira das Empresas de Base Florestal, Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), FAO, ONU e Ministério da Agricultura. Sua contribuição ao setor produtivo e à diplomacia econômica coloca seu nome entre os grandes líderes empresariais da Bahia e do país.